Vacinação Contra Gripe Começou Nesta Segunda-feira (23/03)

Nesta segunda-feira iniciou a primeira etapa da vacinação contra a gripe. Em Saudades, a vacina está sendo aplicada no Unidade Básica de Saúde do Bairro Laje de Pedra. Para evitar aglomerações, especialmente neste tempo de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), haverá um roteiro de vacinação no interior do município, portanto, pede-se que a população aguarde o momento apropriado para a vacinação de sua faixa etária, bem como o roteiro de vacinação, que será amplamente divulgado assim que for definido pela Secretaria da Saúde.

A vacinação acontece em três etapas: A primeira delas, que iniciou hoje (23/03), prevê a vacinação dos públicos prioritários, que são pessoas acima de 60 anos e os profissionais da saúde. A segunda etapa, que iniciará no dia 16 de abril, objetiva vacinar doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento. A terceira e última fase, que começará no dia 9 de maio, prevê a vacinação de crianças (dos seis meses aos menores de seis anos), pessoas com 55 a 59 anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Segundo o Ministério da Saúde, este ano a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada. “A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público”, explica Vanessa Aquino ao site do Ministério da Saúde¹.

Daniel Kothe, Prefeito Municipal de Saudades, ressalta a importância de os munícipes permanecerem tranquilos e aguardarem a data determinada para que possam, de acordo com sua condição e localidade, estar realizando a vacina. “Vamos divulgar amplamente o roteiro no interior. Temos prazo para realizar a vacina e todos a receberão”, destaca o prefeito.

Além disso, Daniel Kothe também reforça o cuidado que a população deve ter para evitar a disseminação do novo coronavírus, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde.  “Somente vão ao posto de saúde e ao hospital em situação de extrema necessidade, agora não é o momento apropriado para consultas eletivas e para mostrar exames. Esse cuidado é muito importante, pois, por enquanto, não devemos ir nestes espaços que são contaminados ou facilmente contamináveis por vírus”, alerta Kothe.

¹ Fonte:<https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46567-comeca-segunda-feira-vacinacao-contra-gripe>. Acesso em 23 de março de 2020.