Situação do Município de Saudades Diante da Pandemia do Novo Coronavírus

Em relação ao coronavírus (COVID-19), desde a última quarta-feira (25) o município de Saudades passou a fazer o monitoramento de cinco munícipes.  Esse monitoramento faz parte do procedimento que deve ser feito de acordo com a orientação recebida pela regional da saúde, que prevê que todos os casos, registrados nas Unidades Básicas de Saúde ou no hospital, em que os pacientes apresentem sintomas de gripe, como febre, dor de garganta e tosse, que são os mesmo sintomas que uma pessoa com coronavírus pode apresentar, passam a ser monitorados, porém, isso não significa que esses pacientes sejam diagnosticados com coronavírus. O teste para a confirmação do diagnóstico de COVID-19 é feito apenas em pacientes hospitalizados ou quando o estágio da doença agravar.  “Esses cinco monitorados são em decorrência dessa mudança que houve em relação ao protocolo que o município está seguindo, mas, a princípio, está tudo tranquilo e estamos dentro do que esperávamos. Realmente a população está atendendo ao nosso pedido, ficando em quarentena e em isolamento social”, destacou o prefeito municipal Daniel Kothe.

Por consequência do isolamento social, o comércio e as indústrias estão sendo afetadas devido à suspenção de suas atividades. A Associação Comercial e Empresarial de Saudades, juntamente com a Administração Municipal, pensará ações e medidas que diminuirão esse impacto econômico no município, bem como o retorno às atividades o mais breve possível.

As secretarias da Prefeitura Municipal de Saudades estão trabalhando e atendendo em regime de plantão.  A secretaria da agricultura está voltando seus cuidados à estiagem, pois há algumas semanas não chove no município. Com isso, a falta de água nas propriedades e comunidades do município precisa ser monitorada.  A secretaria da agricultura está atendendo por telefone, cujo número é 98849-4241, que pode ser acionado em casos de emergência e solicitação de atendimento.  A secretaria de assistência social também está atendendo em regime de plantão, pelo telefone 98840-5274. Se alguma família precisar de atendimento, poderá fazer contato por meio do telefone de plantão. A educação está planejando o retorno às aulas, que possivelmente poderá acontecer no dia 13 de abril, em sintonia com as indústrias, embora o decreto do estado seja retomar as atividades a partir de 19 de abril.

Enquanto Administração Municipal, algumas medidas também foram tomadas, entre elas, a prorrogação do IPTU, a prorrogação do pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS), dos alvarás e da taxa de água e lixo. Daniel Kothe também conscientiza a população sobre o desperdício de água em tempos de poucas chuvas. “As famílias devem economizar água. Como estamos em período de estiagem, os poços e a estação de tratamento podem ter dificuldade de abastecimento”, relatou.

A Comissão Especial de Monitoramento do Coronavírus está vigilante, realizando avaliações diariamente. “Vamos continuar trabalhando intensamente para que possamos acompanhar todo esse processo e passar por esse momento com o menor prejuízo possível. Queremos deixar nossa comunidade tranquila, continuem em casa, pois, em breve, voltaremos à normalidade, sem termos perdido vidas com isso”, finalizou o prefeito.