Estiagem Afeta o Município de Saudades

Além da pandemia do novo coronavírus, a falta de chuva é mais uma preocupação para os munícipes saudadenses. Há muitas semanas, poucas e isoladas chuvas caíram sobre o município, provocando a escassez de água em muitas propriedades rurais, prejudicando fortemente a agricultura. 

 

A estiagem afeta, principalmente, os produtores de aves, bovinos e suínos do município, que necessitam grande quantidade de água para manter saudáveis as aves e os animais. Além disso, a falta de água também afeta as lavouras e plantações, implicando na alimentação dos animais e na economia da família.

 

De acordo com Alexandre Schuh, secretário municipal da agricultura, a secretaria está trabalhando para amenizar as consequências da estiagem no município. “Já cobrimos o abastecimento de água em várias comunidades e propriedades. É o mínimo que podemos fazer, porém, neste momento, é a única forma de podermos contribuir. Temos plena consciência de que a estiagem ainda vai afetar a economia, pois o leite já teve perdas e as plantações não vão produzir da forma que deveriam”, destacou o secretário.

 

Mesmo diante das ações para conter e reduzir os riscos de disseminação e contágio do coronavírus, a secretaria está preocupada em resolver os problemas decorrentes da falta de água no município e tem tomado algumas atitudes, mesmo com algumas limitações. “Não conseguimos visitar muitas propriedades em função da pandemia do coronavírus, mas, nos locais onde isso é possível, estamos acompanhando, relatando, registrando e encaminhando a real situação do município para a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, pois estamos sofrendo muito com a estiagem”, explanou Alexandre.

 

A Secretaria da Agricultura está disponibilizando um caminhão pipa para o transporte de água em situações emergenciais. Também, está atendendo os munícipes em regime de plantão, sendo assim, aos que necessitarem de algum atendimento, poderão fazer contato ligando para o número 49 9 8815-6112.