Administração Municipal de Saudades Recomenda o Uso de Máscara

Desde a última semana, o uso da máscara é uma das recomendações do Ministério da Saúde. Com a retomada gradual das atividades do comércio e das indústrias, o cuidado deve ser intensificado, a fim de evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus. A orientação é que a população evite sair de casa, mas, se precisar sair, que use máscara.

De acordo com o Art. 6º do Decreto Nº 24, de 13 de abril de 2020, fica recomendado a toda população saudadense a utilização de máscaras domésticas de proteção, em especial quando houver necessidade de contato com outras pessoas, de deslocamento em vias públicas, de compras de gêneros de primeira necessidade ou de outra medida que interrompa, provisoriamente, o isolamento social.

A máscara doméstica, feita de tecido, é eficiente desde que tenha duas camadas de tecido e esteja bem ajustada ao rosto, cobrindo totalmente nariz e boca, sem deixar espaços nas laterais. Para a higienização, o Ministério da Saúde recomenda que se faça a imersão da máscara em um recipiente com água potável e água sanitária por 30 minutos. Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão. A máscara deve estar seca para sua reutilização. Após a secagem da máscara, utilize o ferro quente e a acondicione em um saco plástico. Importante salientar que as máscaras são de uso individual, portanto, não devem ser compartilhadas.

O uso da máscara impede que gotículas sejam expelidas pela boca e nariz ao tossir, expirar e até mesmo ao falar, diminuindo a possibilidade de transmissão do vírus. No entanto, os demais cuidados não podem ser dispensados: os cidadãos devem higienizar as mãos com frequência, evitar tocar nas superfícies e objetos e manter a distância de 1,5 metros entre as pessoas. Além disso, a orientação primordial continua valendo: Fique em casa o máximo que puder, principalmente se estiver com sintomas gripais.

Essas atitudes, somadas ao uso da máscara, irão conter, consideravelmente, a propagação do coronavírus. A prevenção é a melhor ação! Eu protejo você e você me protege!