Secretário da Saúde Faz um Alerta à População

José Ricardo Ternus, Secretário Municipal da Saúde, diante do atual cenário de pandemia que motivou a decretação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus, expôs sua preocupação em relação ao assunto.

 

Apesar de Saudades não registrar nenhum caso de COVID-19, Ternus pede que os munícipes tenham consciência da situação e tratem o tema com a devida importância, uma vez que na região oeste do estado há vários casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus.  “Algumas pessoas não estão tomando os cuidados necessários. Há muitas pessoas saindo de casa sem motivo, frequentando lugares sem que haja necessidade, mas o momento pede para nos privarmos de algumas coisas”, destacou.

 

O secretário frisou que a população não deve esperar até que algum caso seja confirmado para que, só então, tome os cuidados necessários. Se as medidas preventivas para evitar a transmissão e o contágio não forem adotadas, antes mesmo de um caso de COVID-19 ser diagnosticado no município, o vírus pode ter se propagado, contaminando mais pessoas em um curto período de tempo. “Não podemos deixar acontecer algo para darmos importância. Com muito carinho, continuem nos ajudando, tomando os cuidados necessários para fazermos com que a situação seja cada dia melhor e mais tranquila”, ressaltou José Ricardo.

 

As ações que aumentam, significativamente, a proteção da população em geral contra a COVID-19, envolvem o uso da máscara (que serve como barreira parcial para a transmissão do vírus, pois impede a disseminação pelo contato com gotículas infectantes), a correta e frequente higienização das mãos, a etiqueta respiratória e a prática do distanciamento social.