Servidores do SCFV Participaram de Capacitação

A Secretaria Municipal de Assistência Social, buscando o aperfeiçoamento e a capacitação de seus servidores, realizou, nos dias 13 e 15 de maio, na sala de reuniões do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Saudades/SC, uma capacitação para as Monitoras Sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento Vínculos – Recriar, serviço ofertado pelo município, onde são atendidas crianças de 06 a 15 anos. Neste ano de 2020, em torno de 105 crianças e adolescentes estão sendo atendidos.

O evento teve como finalidade capacitar as monitoras que trabalham de forma direta com as crianças e adolescentes que participam do programa SCFV-Recriar durante o ano de 2020.

Conforme a coordenadora Claci Kollet, participaram da capacitação as cinco monitoras e a equipe técnica do CRAS. “Como estamos em tempo de pandemia, a capacitação foi realizada por meio do Google Meet, evitando aglomeração e adotando as medidas e todos os cuidados necessários e previstos no decreto municipal e estadual”, frisou Claci.

A capacitação foi realizada pela Assistente Social Roselaine Camati. Inicialmente, foram abordados os objetivos do SCFV e, na sequência, os percursos, os temas centrais a serem trabalhados com o público e como direcionar atividades do dia-a-dia com as crianças e adolescentes.

“Compreende-se como a parte fundamental do enfoque da capacitação quando trabalhado sobre o tema gerador, pois é através deste tema que o trabalho será desenvolvido no SCFV,  partindo sempre da realidade em que a criança/adolescente se encontra inserida, para que a mesma possa transformar  a sua realidade com as experiências vivenciadas no SCFV-Recriar. A capacitação se desenvolveu de forma didática e prática, instruindo os monitores de como construir um percurso e o plano de trabalho para o ano”, destacou a coordenadora.

No decorrer da capacitação, também foi abordada a construção de um trabalho com as crianças e adolescentes nesse momento de pandemia, em que o público está sendo atendido e acompanhado à distância. Nesse sentido, o grupo de profissionais está organizando e confeccionando um kit com diversas atividades lúdicas, um folder de orientações para as famílias e também máscaras, que serão entregues para as famílias das crianças e adolescentes do SCFV do município.

A entrega do kit será organizada, agendada e divulgada nos meios de comunicação (rádio) e por contato telefônico com as famílias.