Volta às Aulas: Pesquisa Revela Opinião das Famílias Sobre a Retomada das Aulas Presenciais

Diante da realidade vivenciada pela comunidade escolar, na última semana a Secretaria da Educação encaminhou uma pesquisa às famílias dos alunos do Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saudades, a fim de coletar as opiniões dos pais ou responsáveis dos alunos sobre a retomada das aulas.

Desde março as aulas presenciais na rede municipal, estadual e federal de ensino estão suspensas em decorrência da Pandemia do novo coronavírus. De lá para cá vários desafios foram e continuam sendo enfrentados pela sociedade, especialmente no âmbito escolar, onde professores, alunos e familiares precisaram recorrer e se adaptar a uma alternativa de ensino até então pouco utilizada pelos alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Para que os alunos tivessem o menor prejuízo escolar possível, a Secretaria da Educação, juntamente com o conselho da educação, buscou alternativas de ensino a distância para que os alunos pudessem ter acesso aos materiais e conteúdos durante o período em que as aulas presenciais estivessem suspensas.

Algumas datas foram cogitadas para a retomada gradual das atividades escolares, porém, como o risco de transmissão e contaminação do coronavírus ainda é considerado alto, as aulas continuam suspensas pelo menos até o dia 07 de setembro, conforme o Decreto Estadual Nº 724, de 17 de julho de 2020.

Diante deste cenário, a secretaria da educação buscou ouvir a opinião das famílias sobre a retomada ou não das aulas, uma vez que esse assunto gera diferentes opiniões: Há os que defendem a retomada das aulas e há os que temem que essa retomada poderá comprometer a saúde dos profissionais da educação, dos alunos e seus familiares.

No total, 495 famílias responderam três perguntas que simulam três situações distintas para a retomada das aulas. As perguntas e as respostas obtidas estão organizadas nos gráficos abaixo.

Observa-se, no gráfico, que 493 famílias responderam à primeira pergunta, que se refere à retomada imediata das aulas presenciais. No total, 391 pessoas opinaram que não estariam de acordo com a retomada imediata e 102 se declararam a favor.

A segunda pergunta supõe a retomada das atividades seguindo os protocolos de saúde. Neste cenário,154 famílias estariam de acordo com a retomada das aulas e 341 optariam por ainda não enviar os filhos à escola.

A terceira pergunta simula a retomada das atividades com o atendimento de 50% dos alunos, ou seja, as turmas seriam divididas em dois “grupos” e estes participariam das aulas presenciais de forma revezada, diminuindo pela metade o número de alunos por sala de aula. Mesmo reduzindo o número de alunos, das 487 famílias que responderam a essa pergunta, 309 alegaram que não enviariam os alunos à escola. 178 famílias estariam de acordo com a retomada das aulas nestas condições.

Constata-se, portanto, que a opinião da absoluta maioria das famílias é manter os alunos em casa durante o período da pandemia e/ou enquanto o risco de transmissão e contaminação do coronavírus ainda for elevado, mesmo se a escola adotasse medidas de segurança.

A data da retomada ainda é incerta e depende de vários fatores. Enquanto isso, as atividades continuarão sendo desenvolvidas pela alternativa de ensino adotada, contando com o apoio, a compreensão e o incentivo das famílias durante esse período desafiador para a educação e para a sociedade como um todo.