Ações do Programa Primeiros Passos Continuam Durante a Pandemia

O Programa Primeiros Passos, coordenado pela secretaria da educação do município de Saudades, juntamente com a secretaria da saúde e a secretaria de assistência social, tem feito importantes investimentos para garantir e melhorar o atendimento às crianças do Vale da Hospitalidade.

Desde a sua criação, o programa já beneficiou inúmeras crianças de 0 a 10 anos de idade. Entre os diferenciais do programa, estão: 12 horas de atendimento e 6 refeições diárias nos Centros de Educação Infantil, profissionais capacitados (professores, pediatra, dentista, nutricionista, psicóloga, etc.), déficit zero de vagas na educação infantil, além de acompanhamento às gestantes.

Devido à pandemia, conforme decretado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, as aulas estão suspensas desde o mês de março, e ainda não há previsão de retorno. Mesmo sem o atendimento presencial das crianças, os investimentos do Programa Primeiros Passos tiveram continuidade.

Recentemente foram adquiridos 5 novos parques infantis, que estão sendo instalados em diferentes escolas do interior e da cidade do município, contemplando um número significativo de crianças.

Além disso, no CEI Pequeno Príncipe, está acontecendo a construção da “cidade do trânsito”. Esse espaço contará com brinquedos e uma pista, simulando uma rodovia, para que se possa trabalhar com as crianças a conscientização, o respeito e a sensibilidade no trânsito. Esse projeto tem como objetivo abordar ações educativas e de segurança no trânsito, instruindo as crianças, desde pequenas, a respeitarem as regras básicas de trânsito.

“Estamos preparando todo o ambiente e melhorando o espaço físico para que, quando pudermos retomar as aulas presenciais, estejamos com a estrutura pronta e organizada, podendo oferecer um atendimento ainda mais qualificado do que estávamos oferecendo antes da pandemia”, destacou o prefeito Daniel Kothe.

Acesse o áudio e ouça a entrevista do prefeito Daniel Kothe.