Município de Saudade Recebe 4 Profissionais Por Meio do Programa Mais Médicos

Na última semana, chegaram ao município quatro novos profissionais médicos que atuarão no Vale da Hospitalidade por meio do programa Mais Médicos do Brasil.

Três destes profissionais são médicas cubanas, receberam a formação em Cuba e há vários anos estão atuando em diferentes regiões brasileiras, inclusive em linhas de frente no combate à COVID-19.

Desde 2013, quando o programa Mais Médicos foi criado, o município de Saudades contava com profissionais contratados por meio desse programa, porém, desde julho de 2019, o município não estava mais sendo contemplado.

O programa, que é iniciativa do governo federal, passou por algumas mudanças e a novidade é que o contrato dos profissionais passou a ser de dois anos e que, desta vez, o município não receberá somente médicos formados no Brasil.

Vale destacar que a formação dos profissionais médicos em Cuba é muito semelhante à formação brasileira. Assim como o Brasil, são seis anos de faculdade e mais dois anos de especialização em saúde da família. Além disso, Cuba é um dos países de referência na área da saúde, especialmente na estratégia de saúde da família.

Os quatro novos médicos atenderão os munícipes saudadenses nas Unidades Básicas de Saúde e todas as equipes de saúde da família serão atendidas por esses profissionais.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, ter esse programa novamente funcionando no Vale da Hospitalidade é uma conquista. “Em nome da administração municipal e em nome da secretaria da saúde, queremos acolher esses novos profissionais que chegaram e que vão atuar no município em conjunto com os médicos que já temos nas unidades de saúde. Foi uma conquista para nosso município, uma vez que esses quatro profissionais terão seu salário pago pelo governo federal, com isso, a prefeitura não terá despesas para manter esses médicos atuando no município”, destacou Kothe.