Chuva Ameniza Impactos Ocasionados Pela Estiagem

Depois de um longo período de estiagem, a chuva voltou a cair sobre o Vale da Hospitalidade, um alívio à população e, principalmente, aos agricultores. No mês de novembro a média de chuva registrada no município foi de 153 milímetros, porém, a chuva foi mais expressiva somente nos últimos 07 dias.

De acordo com as informações da Secretaria da Agricultura de Saudades, que acompanha a precipitação da chuva em seis pluviômetros localizados em diferentes comunidades do município, na última sexta-feira (27) foram registrados até 58 milímetros de chuva no interior do município. No domingo (29) os números foram ainda mais significativos: entre 75 e 101 milímetros de chuva caíram sobre terras saudadenses, o que animou a população e amenizou alguns efeitos da estiagem, entretanto, em várias propriedades rurais, não foi o suficiente para reestabelecer completamente o abastecimento de água.

Segundo o secretário municipal da agricultura, Alexandre Schuh, os efeitos da estiagem foram minimizados, mas não solucionados. “A chuva refletiu nas lavouras e, principalmente, nas pastagens, vindo em boa hora para recuperar alguns prejuízos nas plantações ocasionados pela seca das últimas semanas. Além disso, também contribuiu para recuperar o nível de água das cisternas que, em algumas propriedades, resolve, momentaneamente, os problemas com o abastecimento de água. Momentaneamente porque as águas profundas, subterrâneas, que garantem o abastecimento dos poços, não foram reestabelecidas, será necessário um volume de chuva ainda maior para esse problema de abastecimento ser resolvido”, explicou o secretário.

A precipitação de chuva dos últimos dias reduziu o número de transporte de água no município, porém, a previsão é de que, caso não volte a chover nos próximos dias, o transporte será retomado, a fim de garantir o abastecimento de água, para consumo animal, nas propriedades.

Na manhã desta sexta-feira (04), em Pinhalzinho/SC, o prefeito municipal, Daniel Kothe, participará de uma reunião com o governador Carlos Moisés da Silva e, na oportunidade, apresentará a demanda do município de Saudades ao chefe do executivo estadual, a fim de viabilizar recursos para amenizar os prejuízos causados pela estiagem.

Seca Mais Severa dos Últimos Anos

De acordo com os relatórios fornecidos pela Defesa Civil do município, que possui dados oficiais do volume de chuva desde o ano de 1954, os meses de setembro e outubro de 2020 foram os mais secos da história, somando, juntos, apenas 60,8 milímetros de chuva, enquanto a média desses dois meses, registrada ao longo dos 66 anos, foi de 171,3 milímetros no mês de setembro e 206,3 milímetros no mês de outubro. Esses números mostram que a chuva nesses dois meses foi abaixo da metade da média registrada desde 1954.