Fortes Chuvas Causaram Transtornos em Saudades

O domingo foi de preocupação e transtorno para algumas famílias do Vale da Hospitalidade. Devido às chuvas torrenciais que caíram durante a madrugada e manhã deste domingo (20), tanto em Saudades quanto nos municípios vizinhos, o Rio Saudades teve seu nível de água elevado, chegando a 6,5 metros, causando estragos em lavouras, danificando estradas rurais e inundando algumas ruas e casas do município.

Entre sábado e domingo foram registrados 143,4 milímetros de chuva na sede do município, já no interior a precipitação registrada variou entre 254mm e 142mm. Modelo também registrou grande quantidade de chuva, e as águas que caíram sobre o município acabaram chegando ao Vale da Hospitalidade por meio do Rio Saudades, que também passa pela cidade de Modelo.

No bairro Morada do Sol, mais especificamente nas ruas José Rohden, Loseno Kipper e Av. Beira Rio, o rio acabou transbordando e inundando as ruas e as residências mais próximas à encosta. Também houve inundação em outros pontos da cidade que, devido ao grande volume de vazão do rio, este represou pelos bueiros e inundou as ruas Iguaçú e Sete de Setembro. O Rio Taipas, no local onde desemboca no Rio Saudades, também represou e gerou transtornos e preocupação às famílias que moram na Av. Brasil e na Rua José Norberto Weber. Além desses locais, a Av. Brasil, próximo ao cemitério municipal, também apresentou pontos de inundação.

O rio também atingiu uma sala do Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, localizada no subsolo do CEI, o estacionamento do Módulo Esportivo e parte do campo municipal, porém, não foram registrados grandes prejuízos nesses locais.

Não foi somente na cidade que as chuvas causaram transtornos, o interior do município também sofreu com a enxurrada. Várias cabeceiras de pontes, bueiros e alguns trechos de estradas rurais foram danificadas, com exceção das 32 pontes em concreto construídas pela atual administração municipal que, de acordo com o Secretário de Infraestrutura, Flávio Antônio Hübner, permaneceram intactas, o que evidencia a importância de resolver os problemas definitivamente, com obras de qualidade e que beneficiam a população como um todo.

Ainda em relação aos estragos causados no interior do município, o secretário destaca que as obras dos próximos dias estarão voltadas aos locais mais críticos, a fim de garantir a trafegabilidade de todos os usuários, sendo eles veículos de pequeno ou grande porte. “Como estamos nos aproximando dos feriados de fim de ano, parte dos servidores da nossa equipe iria iniciar o período de férias nesta segunda-feira, porém, tivemos a necessidade de chamá-los de volta para nos ajudarem nos trabalhos. Nosso tempo é curto, portanto, vamos começar pelos serviços mais urgentes, para garantir o tráfego de carros e caminhões em todas as vias”, destacou o secretário.

Mais uma vez os munícipes saudadenses mostraram que a união faz a força. 5 anos após a maior enchente dos últimos anos, a população fica apreensiva sempre que o volume de chuva é intenso como foi neste fim de semana. Famílias retiraram seus pertences das residências temendo que o pior poderia novamente acontecer. Familiares, amigos e conhecidos se uniram para ajudar aqueles que, precavidamente, retiraram seus bens e aqueles que, infelizmente, foram atingidos pela enxurrada do fim de semana.