Saudades assina três convênios com a SDR de Maravilha

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha assinou, na tarde de terça-feira (13), três convênios com o município de Saudades, que totalizam R$ 287,8 mil em recursos do Governo do Estado e abrange as áreas da Saúde, Agricultura e Esporte.

De acordo com o secretário Regional Valci Dal Maso, os recursos são de grande importância para o município atendendo diversos setores e com isso melhorando a prestação de serviços como um todo.

O primeiro convênio garante melhorias nas instalações da cozinha, copa, churrasqueira, banheiros e cobertura do bolão do Módulo Esportivo. Serão destinados recursos financeiros no montante de R$ 41,6 mil, sendo R$ 29,9 mil concedidos pelo governo do Estado e R$ 11,6 mil de contrapartida do município. Os recursos para o Módulo Esportivo foram intermediados pelo deputado estadual, Valdir Cobalchini.

“Saudades sempre foi destaque no esporte e esse recurso contribuirá para manter esse índice, auxiliando a continuidade desse trabalho desenvolvido pelo município, que já possui grandes conquistas”, pontua Dal Maso.

Já o segundo convênio tem recursos no montante de R$ 118,3 mil sendo destes R$ 87,9 mil de repasse do Governo do Estado e R$ 30,3 mil de contrapartida financeira por parte do município e será utilizado para a aquisição de um veículo para a Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade de transporte de pacientes para tratamento fora de domicílio. Estes recursos foram viabilizados através da ação do deputado estadual, Mauro de Nadal.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe o veículo vem suprir uma grande demanda já instalada no município, tendo em vista a distância dos centros de especialidades nas diversas áreas da Saúde.

O último convênio, no valor total de R$ 200 mil, sendo R$ 150 mil destinados pelo Governo do Estado e R$ 50 mil de contrapartida do município será utilizado para aquisição de uma van, dois veículos leves e um distribuidor de água de 4 mil litros. Segundo o secretário Regional a finalidade, com a aquisição destes veículos e distribuidor de água, é atender os agricultores do município através da Casa Familiar Rural e da Secretaria Municipal de Agricultura. Os recursos foram viabilizados e intermediados pelo Deputado Federal, João Rodrigues, ex-Secretário de Estado da Agricultura.

A van será de uso da Casa Familiar Rural que presta relevantes serviços à agricultura da região trabalhando com jovens filhos de agricultores capacitando e profissionalizando estes jovens para a sucessão familiar. Já os dois veículos leves serão utilizados pela Secretaria de Agriculturas para realizar assistência aos agricultores e o distribuidor de água será usado para transporte de água em épocas de seca e racionamento, atendendo assim agricultores que ainda sofrem com a estiagem.

A assinatura dos convênios foi acompanhada por vereadores do município: Marilise Warmling (que representou o Presidente do Legislativo Municipal Everson Jandrei Weber), Vereadores Osmundo Schuh, Nestor Hickmann, Clério Antonio dos Santos, Clédia Inês Jacobi Thome e Elói Schwerz, secretários municipais, autoridades locais e equipe da SDR Maravilha, representada pelo Secretário Valci Dal Maso e Diretor Adjunto, Vilson Warmling, ex-prefeito de Saudades. Marilise justificou a ausência dos vereadores Alécio Jahnke e Everson Jandrei Weber, por estarem em outros compromissos.

O Prefeito Daniel Kothe, agradeceu ao Governo do Estado, aos deputados estaduais Mauro De Nadal e Valdir Cobalchini e ao deputado Federal, João Rodrigues, por terem se empenhado para a destinação dos recursos para o município, assim como reconheceu o empenho de sua equipe de Governo e dos vereadores do município. “Esses convênios também são consequência da visita do Governador Colombo, no dia 30 de janeiro, no município de Saudades”, concluiu Kothe.

Este edital possui conteúdo protegido pela LGPD, para obter acesso abra uma requisição aqui