Saudades assina três convênios com a SDR de Maravilha

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha assinou, na tarde de terça-feira (13), três convênios com o município de Saudades, que totalizam R$ 287,8 mil em recursos do Governo do Estado e abrange as áreas da Saúde, Agricultura e Esporte.

De acordo com o secretário Regional Valci Dal Maso, os recursos são de grande importância para o município atendendo diversos setores e com isso melhorando a prestação de serviços como um todo.

O primeiro convênio garante melhorias nas instalações da cozinha, copa, churrasqueira, banheiros e cobertura do bolão do Módulo Esportivo. Serão destinados recursos financeiros no montante de R$ 41,6 mil, sendo R$ 29,9 mil concedidos pelo governo do Estado e R$ 11,6 mil de contrapartida do município. Os recursos para o Módulo Esportivo foram intermediados pelo deputado estadual, Valdir Cobalchini.

“Saudades sempre foi destaque no esporte e esse recurso contribuirá para manter esse índice, auxiliando a continuidade desse trabalho desenvolvido pelo município, que já possui grandes conquistas”, pontua Dal Maso.

Já o segundo convênio tem recursos no montante de R$ 118,3 mil sendo destes R$ 87,9 mil de repasse do Governo do Estado e R$ 30,3 mil de contrapartida financeira por parte do município e será utilizado para a aquisição de um veículo para a Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade de transporte de pacientes para tratamento fora de domicílio. Estes recursos foram viabilizados através da ação do deputado estadual, Mauro de Nadal.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe o veículo vem suprir uma grande demanda já instalada no município, tendo em vista a distância dos centros de especialidades nas diversas áreas da Saúde.

O último convênio, no valor total de R$ 200 mil, sendo R$ 150 mil destinados pelo Governo do Estado e R$ 50 mil de contrapartida do município será utilizado para aquisição de uma van, dois veículos leves e um distribuidor de água de 4 mil litros. Segundo o secretário Regional a finalidade, com a aquisição destes veículos e distribuidor de água, é atender os agricultores do município através da Casa Familiar Rural e da Secretaria Municipal de Agricultura. Os recursos foram viabilizados e intermediados pelo Deputado Federal, João Rodrigues, ex-Secretário de Estado da Agricultura.

A van será de uso da Casa Familiar Rural que presta relevantes serviços à agricultura da região trabalhando com jovens filhos de agricultores capacitando e profissionalizando estes jovens para a sucessão familiar. Já os dois veículos leves serão utilizados pela Secretaria de Agriculturas para realizar assistência aos agricultores e o distribuidor de água será usado para transporte de água em épocas de seca e racionamento, atendendo assim agricultores que ainda sofrem com a estiagem.

A assinatura dos convênios foi acompanhada por vereadores do município: Marilise Warmling (que representou o Presidente do Legislativo Municipal Everson Jandrei Weber), Vereadores Osmundo Schuh, Nestor Hickmann, Clério Antonio dos Santos, Clédia Inês Jacobi Thome e Elói Schwerz, secretários municipais, autoridades locais e equipe da SDR Maravilha, representada pelo Secretário Valci Dal Maso e Diretor Adjunto, Vilson Warmling, ex-prefeito de Saudades. Marilise justificou a ausência dos vereadores Alécio Jahnke e Everson Jandrei Weber, por estarem em outros compromissos.

O Prefeito Daniel Kothe, agradeceu ao Governo do Estado, aos deputados estaduais Mauro De Nadal e Valdir Cobalchini e ao deputado Federal, João Rodrigues, por terem se empenhado para a destinação dos recursos para o município, assim como reconheceu o empenho de sua equipe de Governo e dos vereadores do município. “Esses convênios também são consequência da visita do Governador Colombo, no dia 30 de janeiro, no município de Saudades”, concluiu Kothe.