Saudades-SC participa de mutirão de cirurgias Oftalmológicas

A Secretaria Municipal da Saúde de Saudades-SC participou no último domingo dia 14 de fevereiro em Iporã do Oeste-SC, de mais um Mutirão de Cirurgias de Catarata.

 

A ação foi realizada no Hospital Nossa Senhora das Mercês, o qual desde 2018 tornou-se referencia para toda Região do Extremo Oeste Catarinense para procedimentos Oftalmológicos.

 

O mutirão é realizado em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, e o serviço está sendo realizado pela Empresa Cristalink.

 

Neste dia, foram atendidos 16 (dezesseis) pacientes de Saudades-SC,  previamente diagnosticados com Cataratas, sendo que a maioria apresentou o problema em ambos os olhos, e 05 (cinco) pacientes que necessitavam realizar limpeza das lentes.

Este procedimento é denominado Capsulotomia Yag Laser, sendo atendida toda demanda que estava em espera.

 

Os pacientes que realizaram cirurgia de Cataratas terão direito a um retorno dentro de 45 dias, onde receberão nova avaliação e indicação (receita) para aquisição de óculos adequados.

 

Os mutirões ocorrem de duas a três vezes no ano, e dependem da aprovação da Secretaria de Estado da Saúde, que realiza análise da demanda reprimida e da disponibilidade financeira.

 

Pessoas que tiverem necessidade de fazer esses procedimentos por indicação médica deverão procurar o setor SFD/SUS que é responsável por esses encaminhamentos. 

 

Os pacientes contemplados são das regiões vinculadas a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) e da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios).

 

A Secretaria disponibilizou transporte e técnica de enfermagem para acompanhar os pacientes.

 

Parabéns a todos os envolvidos nesse mutirão.