IPTU 2021

O setor tributário da Prefeitura Municipal de Saudades-SC divulgou informações acerca do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para o ano de 2021.

O carnê do (IPTU) para o exercício de 2021 já está disponível e sendo entregue.

Conforme Decreto Municipal 86/2020, que fixa o calendário fiscal para o recolhimento dos tributos municipais, o IPTU poderá sem pago de duas formas: em cota única ou em três parcelas.

A cota única do imposto tem vencimento no dia 15/04/2021, e o contribuinte que optar por essa forma de recolhimento usufruirá de desconto de 15% no referido imposto.

Já o pagamento parcelado tem como vencimento as seguintes datas: 1ª parcela em 17/05/2021, 2ª parcela em 15/06/2021 e 3ª parcela em 15/07/2021, sem desconto.

Vale ressaltar que o não recolhimento do imposto aos cofres municipais acarretará em cobrança posterior com juro e multa, e que os débitos serão inscritos em Dívida Ativa, bem como o contribuinte fica sujeito às penalidades previstas no Código Tributário Municipal – Lei Complementar nº 91/2017.

Assim como nos outros anos, a entrega do carnê de IPTU está sendo feita pela agência dos Correios. Caso o carnê não for entregue em sua residência, dirija-se à agência dos Correios de Saudades para retirada.

Outra opção disponível para o munícipe é a emissão do carnê pelo site da Prefeitura Municipal de Saudades. Para isso, é necessário saber qual o número do Cadastro Imobiliário do imóvel na Prefeitura.

Nesta modalidade, é preciso acessar o site do Município (https://www.saudades.sc.gov.br/), clicar na aba “Atendimento On-line ao Cidadão” e, em seguida, do lado direito da tela, clicar em “Impressão do Carnê com Cota Única”. Então, abrirá uma pequena aba com os seguintes campos a serem preenchidos:

• No tipo do cadastro, selecionar “I.P.T.U”;
  • No número do cadastro, digitar o número do cadastro sem o último zero (o número pode ser encontrado no carnê do ano anterior ou, então, entrando em contato com o setor de tributação do município para obtê-lo);
  • No tipo de carnê, selecione “IPTU Predial”;
  • No ano de débito, informe “2021”.
  • Selecionar a opção “carnê completo”.

Após esse processo, o documento será imediatamente gerado com as duas opções de pagamento, ou seja, será gerada uma guia de pagamento em cota única e outras três guias para o pagamento parcelado, com seus respectivos valores mensais.

Destaca-se que junto ao carnê de IPTU, é cobrada a Taxa de Serviços Urbanos, conforme prevê o Código Tributário do Município. Ambos os valores são demonstrados separadamente, salientando ainda que o desconto para o pagamento em cota única incide somente sobre o valor do imposto, e não sobre o valor da taxa.

Aos contribuintes idosos, caso o desconto ainda não tenha sido concedido, é necessário que o cadastro seja atualizado junto ao setor de tributação.

Dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos no Setor de Tributação do Município pelo telefone (49) 3334-3600.

IPTU 2021 – O Cidadão Contribui. A Cidade Evolui.