Programa Caminhos do Campo é apresentado a secretários e vereadores

Na manhã de segunda-feira (19), o prefeito Daniel Kothe, acompanhado do vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), secretários e vereadores do município, estiveram visitando as obras de alargamento e melhorias, no trecho que liga Saudades à linha Santo Antão.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, esse é um trecho experimental. “Há alguns dias já viemos fazendo um trabalho de limpeza e abertura das estradas, além do abaulamento das vias. Nessa semana, então, convidamos a equipe de governo e os vereadores para terem uma noção de como estamos pensando em desenvolver o programa Caminhos do Campo”, relata.

Flávio destaca que, numa segunda etapa, será também desenvolvido outros trabalhos, como sinalização das estradas e conscientização dos agricultores. “O mais importante é que a gente começa perceber que a comunidade do meio rural está aderindo. Nós não fizemos nada em discordância com os proprietários rurais, tudo é feito com diálogo e participação dos agricultores”, afirma Hübner.

O Caminhos do Campo, conforme pontua o secretário, será feito com um trabalho constante de manutenção das estradas, de forma gradual, inicialmente nos trechos com mais tráfego. “Vai ser um trabalho planejado. A ideia é fazer no nosso governo o máximo de estradas possíveis”, argumenta.

Para o vice-prefeito Sadan, o Programa Caminhos do Campos visa melhorias em todo o sistema viário municipal. “A partir de experiências já realizadas em outros locais, tivemos a certeza de que a limpeza de barrancos e sarjetas proporciona um melhor escoamento das águas das chuvas, a qual não corre na estrada e estraga a via de tráfego”, pontua.

Ainda de acordo com o vice-prefeito, inicialmente estão sendo feitos trechos com mais problemas, onde são limpados barrancos, sarjetas e tubulações, além de colocação de bueiros onde é necessário; posteriormente, são desenvolvidos os trabalhos de patrolamento e cascalhamento das vias. “Cabe aqui nosso agradecimento a todos os agricultores que estão entendendo o que é o Caminhos do Campo, pois o sucesso do programa dependerá do comprometimento da administração municipal com a participação dos agricultores, que já estão nos auxiliando com a retirada das cercas próximas às estradas e colaborando com o DMER. Até agora, todos estão entendendo e apoiando essas ações”, frisa Sadan.

O trecho visitado na segunda-feira compreende uma melhoria feita até a Linha Araçazinho; porém o alargamento da via deu-se até a Linha Santo Antão. Além das estradas incluídas no Caminhos do Campo, o DMER vai também manter uma constante manutenção nas demais vias do município, como já vem ocorrendo.

Ampliação do parque de máquinas

Na semana passada, o DMER recebeu, através de emenda parlamentar do Deputado Federal Pedro Uczai, um britador móvel para o município.

No ano de 2013, a administração comprou um caminhão caçamba trucado, além de receber uma escavadeira hidráulica nova (através do deputado Uczai), um rolo compactador (através do ex-deputado federal Cláudio Vignatti), um trator de pneus, uma motoniveladora e uma retroescavadeira (através do PAC 2, do Governo Federal).

Para os próximos meses, está prevista a entrega de mais maquinários para o setor. “A partir de mais alguns dias, contaremos com mais três caminhões basculantes (caçambas). Esta era a nossa grande demanda”, afirma o Secretário de Infraestrutura, Flávio Hübner.

Um caminhão está previsto pelo PAC 2, um através da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), e o terceiro através de emenda do Deputado Federal Décio Lima. “Isso vai nos dar um suporte muito grande. Graças às emendas parlamentares, em apenas um ano e meio de governo, conseguimos estruturar nosso parque de máquinas, o que vai dar mais agilidade aos trabalhos do DMER”, conclui Hübner.