ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DISPONIBILIZA INTERNET GRÁTIS NA PRAÇA TIRADENTES E PRAÇA DA REPÚBLICA

Os saudadenses que aproveitam os momentos de lazer e descanso na Praça Central Tiradentes, bem como na Praça da República, próxima a Casa da Cultura e Museu Municipal, agora possuem acesso gratuito à Internet através das redes:

WIFI_PRACA_TIRADENTES e WIFI_PRACA_EDUCACAO

Para acessar, faz-se necessário um cadastramento prévio, podendo o login ser efetuado via Facebook, Google ou Formulário, em conformidade com a Lei do Marco Civil da Internet.

O Marco Civil da Internet, oficialmente chamado de Lei n° 12.965/2014, é a lei que regula o uso da Internet no Brasil por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado.

De acordo com o Secretário de Fazenda e Administração Márcio Otair Hart, “Oportunizar Internet de sinal aberto nas praças, foi um dos compromissos assumidos pela Administração Municipal junto a comunidade saudadense.

Fazer isso com o menor empenho de recursos públicos e sem comprometer a qualidade, é ainda mais gratificante.

Considerando que não foram adquiridos novos Planos de Internet, mas, após revisão de contratos da gestão anterior e análise interna junto ao departamento de TI (Tecnologia da informação) da Prefeitura, foram realocadas duas linhas que estavam ociosas, ou seja, estavam sendo pagas mensalmente, porém, sem utilização, reduzindo assim drasticamente o orçamento inicial para implementação desse serviço nas praças.”

O Secretário salienta ainda, que está em andamento um mapeamento visando disponibilizar Internet de Fibra Ótica nas Comunidades do Interior, inicialmente naquelas com maior proximidade a linhas de Fibra Ótica já instaladas, além de um acompanhamento acerca da Internet 5G que já está em processo gradativo de implementação no país, conforme recente publicação do Presidente Jair Messias Bolsonaro em suas redes sociais junto ao Ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Conforme o Prefeito Maciel Schneider, esta ação visa promover a inclusão digital, oportunizar a informação e a comunicação. “Esse era um compromisso e uma meta do nosso plano de desenvolvimento.

Entendemos que a internet hoje é um serviço de utilidade pública. Mesmo a distância, as pessoas podem estreitar laços, acessar conteúdos, fazer ligações, dentre outras ações.

Esperamos que a população faça um bom uso do sistema”, deseja o Prefeito.