Samae pede economia de água para prevenir impactos da estiagem

Nas últimas semanas, Santa Catarina vem sofrendo com a falta de chuva, levando preocupação para diversas regiões do Estado. Com a estiagem, muitos municípios enfrentam dificuldades em garantir o pleno fornecimento de água à sua população, é necessária atenção e conscientização de todos para economia de água.

 

A Prefeitura Municipal e o Samae reforçam a importância da economia de água pelos consumidores, utilizando-a apenas para atividades primordiais enquanto durar a estiagem. Com todos colaborando, a chance de desabastecimento será menor.

 

O Samae também disponibiliza o telefone de plantão (49) 98834 0708 para contato quando necessário.

 

 

Alerta para economizar água diariamente

 

Em tempos de crise hídrica, lavar o carro da maneira tradicional é totalmente proibido. Uma lavagem comum gasta, em média, 200 litros de água.

 

Ao escovar os dentes com a torneira meio aberta em cinco minutos, gasta 12 litros de água. Se molhar a escova, fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo de água, a economia de de mais de 11,5 litros de água.

 

Não utilize o vaso sanitário como lixeira, jogando papel higiênico ou cigarro. Consome-se de 06 a 10 litros de água ao acionar a descarga por seis segundos.

 

Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, utilize o regador para molhar as plantas ao invés de usar mangueira.

 

Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que representa 1.380 litros por mês.

 

O Samae alerta para a importância do uso racional deste recurso natural tão importante.