BOLETIM INFORMATIVO MUNICIPAL

Na quarta-feira às 15h iniciaram-se as reuniões de planejamento relacionadas as ações do pós-ocorrido no CEI Aquarela. A reunião contou com a presença dos Secretários Municipais, juntamente com a equipe do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal, na oportunidade foram apresentados alguns programas disponíveis no ministério como: Famílias Fortes e Criança Feliz; também foram discutidas formas de como o ministério poderá auxiliar o município no apoio as famílias das vítimas, professores da rede municipal, pais e alunos da rede municipal e estadual de ensino e da necessidade de envolver a comunidade, clubes de serviço e demais entidades na revitalização do centro de educação supracitado.

 

Na sequência às 17h30min ocorreu uma reunião com representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, também contou também com a presença do Promotor de Justiça da comarca de Pinhalzinho, Dr. Douglas Delazari, Conselheiros Tutelares, equipe do CRAS, Secretaria da Assistência Social, Conselheiros Municipais do Conselho da Criança e do Adolescente e também a participação de forma virtual da Ministra Damares Alves.

 

A quinta-feira iniciou com uma reunião com a presença dos representantes regionais da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina, da Psicóloga do CRAS, Secretária da Assistência Social, Secretária e Diretora da Saúde do município, na qual foram discutidas formas e ações de como o Estado de Santa Catarina poderá auxiliar o município.

 

Na sequência o Prefeito Maciel, reuniu-se com os Policiais Militares, Sargento Marco e Soldado Odair onde foram discutidas ações e reivindicação de um maior efetivo policial para o município de Saudades-SC e Cunhataí-SC, que são atendidos pelo Destacamento da Polícia Militar em Saudades-SC.

 

Ao meio dia foi realizada uma reunião virtual com profissionais que atenderam o caso ocorrido em Suzano – SP, juntamente com representantes das Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Assistência Social, bem como por representantes do Curso de Psicologia da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina).

 

As 13h30min a reunião seguiu com representantes das Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Assistência Social, bem como por representantes do Curso de Psicologia da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), para iniciar os contatos, agendamentos e atendimentos aos familiares das vítimas.

 

As 16h foi realizado um encontro com professores, colaboradores do CEI Aquarela, Direção, Secretária da Educação, Saúde e Social, juntamente com uma Psicóloga e profissionais da Saúde.

 

Cogitou-se a possibilidade de emissão de um novo Decreto para suspenção das aulas presencias até o dia 14/05, inclusive, com a possibilidade de realização de aulas de forma remota por alguns dias em toda rede municipal de ensino, para um retorno gradual de forma presencial posteriormente. Tal possibilidade será avaliada pelo Conselho Municipal de Educação para analisar esse caso em específico em conjunto com a Administração Municipal.

 

Realizado também, contato com Luis Picazio Neto, Psicólogo Clínico e Hospitalar de São Paulo, Especialista em Crises e Grandes Tragédias, em Ansiedade e Depressão, Medicina Comportamental e Terapia Cognitivo Comportamental.  Ainda na terça-feira, 4, quando soube do ocorrido, Luis contatou o município ofertando seus serviços de forma voluntária, considerando sua expertise atuando em grandes tragédias como a de Brumadinho-MG e Boate Kiss em Santa Maria-RS, por exemplo.