Secretaria Municipal de Assistência Social de Saudades-SC homenageia profissionais do Serviço Social

A profissão surgiu nos anos 30, no Brasil, sob a influência da Igreja Católica. A sua finalidade era de atender a classe operária em suas novas demandas no início do processo de industrialização.

O Serviço Social traçou sua trajetória de atuação, a princípio, com características ligadas à filantropia e ações religiosas.

O Assistente Social é uma profissão que foi regulamentada no Brasil em 1957. O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão. O objetivo foi de adequar a legislação a atuação profissional.

Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de Maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.

“A nobreza de nosso ato profissional está em acolher aquela pessoa por inteiro, em conhecer a sua história, em saber como chegou a esta situação e como é possível construir com ela formas de superação deste quadro. Se reduzirmos a nossa prática a uma questão urgente, a uma questão premente, retiramos dela toda a sua grandeza, pois os deixam de considerar, neste sujeito, a sua dignidade humana”. (Maria Lúcia Martinelli).

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social parabeniza a todo profissional que colabora com a promoção do bem-estar social, na proteção de meninas e meninos vulneráveis e de combate a todas as formas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Se dedica com amor e zelo pelos direitos humanos, por garantias e melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis.