Administração Municipal busca viabilizar estacionamentos públicos gratuitos na cidade

Quando o assunto é acessibilidade no trânsito existe uma infinidade de pontos a serem considerados. Entre estes pontos podemos citar, estacionamento para idosos e deficientes, rampas para cadeirantes em locais públicos, calçadas adaptadas com faixa tátil para deficientes visuais e rampas. Trata-se de um processo lento e gradual, porém deve ser planejado e contínuo.

Em Saudades-SC, além da acessibilidade e a preocupação com um trânsito seguro para todos, existe um problema de vagas para estacionamento no centro da cidade.

Uma possibilidade real consiste numa parceria público/privada.

Após recente reunião com o Conselho Municipal de Trânsito, a Administração Municipal de Saudades-SC com base na Lei Ordinária nº 2.355 de 18 de agosto de 2020, que “dispõe sobre a regulamentação aplicável aos imóveis urbanos que serão utilizados para concessão de estacionamentos público gratuitos e estabelece outras providências”, busca viabilizar junto aos prorietários e/ou representantes a utilização de terrenos baldios para servirem de estacionamento público gratuito na cidade.

Foram consultados até o momento ao menos cinco proprietários, dos quais dois destes já sinalizaram favorávelmente ao projeto, oportunizando assim a disposição de aproximadamente 40 vagas de estacionamento no centro da cidade, após concluídas as adequações.

Ambas as plantas dos referidos lotes já foram encaminhadas ao departamento de engenharia e urbanismo para elaboração de projetos correspondentes, e mediante a assinatura dos Termos de Cessão de uso junto aos proprietários, poderão então ser habilitados para servirem de estacionamento público gratuito, visando mitigar a falta de vagas nas ruas centrais da cidade e oportunizar assim ao comércio local novas possibilidades de negócios, viabilizando maior fluxo de potenciais clientes nos estabelecimentos comerciais.