Administração Municipal de Saudades-SC disponibiliza ECOPONTOS para coleta de pilhas e baterias

A problemática dos resíduos sólidos tem grande impacto no meio ambiente. A deposição inadequada pode poluir o solo, a água e o ar. E em segundo plano podem ocasionar outros problemas decorrentes da poluição como doenças, deslizes de terra em encostas, enchentes, entre outros.

O crescimento populacional e de consumo, principalmente de produtos descartáveis aliados à rápida urbanização levaram a um aumento significativo na geração de resíduos sólidos, sobretudo nos grandes centros urbanos.

Com isso, tratar e destinar corretamente os resíduos se tornou um grande desafio à municipalidade.

Diante disso a prefeitura municipal em um projeto piloto, disponibiliza três ECOPONTOS do município, com lixeiras exclusivas para destinação de pilhas e baterias, considerando que esses materiais não devem ser descartados junto a coleta convencional.

A lei proíbe que esses materiais sejam jogados no lixo ou descartados no meio ambiente ou em aterros.

Os ECOPONTOS foram disponibilizados no Centro Administrativo, na Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte e na Sede no Distrito de Juvêncio.

Posteriormente será acionada a entidade responsável por fazer a logística reversa desse material recolhido (venda para recicladores ou devolução para o fabricante), entre outros, possivelmente em parceira com os clubes de serviço que desempenham papel fundamental no município nesse sentido, promovendo ações para descarte de eletrônicos e afins, bem como de óleo de cozinha.

O descarte de outros materiais inservíveis deve ser agendado junto ao DOSU – Departamento de Obras e Serviços Urbanos pelo telefone: (49) 3334-3640.

O Secretário da Administração, Márcio Otair Hart sinaliza ainda, que está em fase de orçamento e avaliação de viabilidade, a aquisição de EcoContêiners para posterior disposição em pontos de coleta seletiva no município além de lixeiras monobloco convencionais.

Depositar lixo em locais não permitidos é Crime Ambiental (Lei nº 9.605/98). Denuncie.