Administração Municipal de Saudades-SC firma parceria com o Sebrae/SC

Promover um ambiente favorável aos negócios, dinamizar a economia, fortalecer as empresas locais, aprimorar a gestão empresarial, incentivar a formalização de microempreendedores individuais (MEIs) e fomentar a cultura do empreendedorismo. Com esses objetivos o município de Saudades, no oeste catarinense, formalizou parceria com o Sebrae/SC para execução do Programa Cidade Empreendedora.

A iniciativa busca integrar a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente propício para estimular a economia local e o desenvolvimento territorial. O programa engloba ações estratégicas para gerar oportunidades de negócios. Até dezembro de 2022 serão realizadas várias atividades nos eixos de educação empreendedora, Sala do Empreendedor, liderança, compras públicas e desburocratização.

Para o prefeito Maciel Schneider a intenção é desburocratizar os processos para abertura de novas empresas, auxiliar quem deseja empreender e oferecer serviços aos empresários que querem aprimorar a gestão dos negócios ou ampliar sua capacidade produtiva. “Nosso intuito é diversificar as atividades econômicas, atrair investidores, gerar mais oportunidades aos moradores e com isso melhorar a qualidade de vida de todos e promover o desenvolvimento”, antecipa.

As estratégias do programa são pensadas para tornar os negócios locais mais competitivos e também para aproximar o setor empresarial da Administração Municipal. “Nosso trabalho visa facilitar a vida do empresário e promover um ambiente favorável para se fazer negócios. A desburocratização e o apoio às compras públicas permitem que os recursos permaneçam no município gerando empregos e desenvolvimento”, enaltece o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha.

Base estruturante

Os eixos foram pensados para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócios. No pilar liderança, o foco de aprimoramento envolve prefeito, secretário e agente de desenvolvimento por estarem à frente da execução local do programa. Entre as ações previstas estão: pesquisa de imagem da Prefeitura quanto ao empreendedorismo; acesso a plataforma com informações que sintetizam várias bases de dados sobre estatísticas relacionadas ao grau de desenvolvimento; oficinas e cursos.

Na desburocratização serão realizadas consultorias para apoio na melhoria do processo de abertura, alteração e baixa de empresas, com revisão dos trabalhos realizados e construção de plano de ação para continuidade dos avanços necessários. Para a Sala do Empreendedor estão previstas consultorias mensais, capacitações semestrais aos atendentes, apoio aos empresários locais com consultorias mensais nas áreas de gestão (finanças, planejamento, marketing, recursos humanos, vendas e qualidade) e pesquisas para observar aspectos referentes ao atendimento prestado.

O eixo compras públicas contempla acompanhamento para adequação dos processos licitatórios na legislação, fomento da agricultura familiar e capacitação aos compradores do poder público municipal. Também está previsto o evento Prefeitura Parceira do Empresário, que visa permitir que os empreendedores tenham condições de serem fornecedores para o município.

Na educação empreendedora digital serão realizadas as soluções: trilha comportamentos empreendedores; game cidade dos brinquedos que aborda de maneira lúdica o plano de negócios; oficina empreendendo no mundo da imaginação para desenvolver as competências socioemocionais; game desafio social – cidade colaborativa; oficina superando barreiras com criatividade e curso Meu Dinheiro Meu Negócio. Também serão realizadas capacitações para os professores.

O município contratou as seguintes estratégias verticais: Implantação e Adequação dos Serviços de Inspeção; Levantamento de Oportunidades; Mais Empresa; Plano Estratégico do Turismo e Promoção de Estruturação Turística.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site