Secretaria Municipal da Saúde de Saudades-SC reúne equipe para discutir e avaliar indicadores de saúde

Todos os trabalhadores de saúde têm a necessidade de conhecer seu público, território, suas interrelações nesse meio ambiente, suas características sociais e muito mais. Sem essa resposta, fica difícil planejar ações que sejam efetivas na mudança de uma dada realidade. Então, o que fazer? Onde procurar essas respostas?

Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor e da equipe. Por meio deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências. Além desses aspectos, é importante salientar que o acompanhamento dos resultados obtidos fortalece a equipe e auxilia no direcionamento das atividades, evitando assim o desperdício de tempo e esforços em ações não efetivas.

O Programa Previne Brasil, vigente desde janeiro, veio como nova regra de financiamento da Atenção Primária a Saúde, sendo que parte do repasse mensal aos municípios é o pagamento por desempenho, cujo incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde da Atenção Básica.

O monitoramento desses indicadores vai permitir que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população. Os indicadores de pagamento por desempenho serão monitorados individualmente a cada quadrimestre, e seus resultados terão efeitos financeiros a partir de agosto de 2021.

Por isso, nesse dia 04 de agosto, toda equipe de saúde foi reunida para discutir e planejar ações visando trabalhar e melhorar os indicadores.