Sala de Situação de Combate ao Mosquito Aedes aegypti realiza reunião em Saudades-SC

Na quinta-feira, dia 19 de agosto, a Sala de Situação de Combate ao Mosquito Aedes aegypti realizou reunião nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Saudades-SC.

A Sala de Situação de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, do município de Saudades-SC, implantada em 2016, é uma ferramenta composta por diferentes entidades, grupos e órgãos do município para elaboração e implantação de ações estratégicas que visem a diminuição/eliminação do mosquito Aedes aegypti que causa a doença da Dengue, Zika e Chikunguya.

Na ocasião os presentes discutiram sobre a Lei nº 2.386 de 28 de Julho de 2021 que dispõe sobre a proibição da utilização de vasos ou similares e outros recipientes, bem como qualquer outro material que sirva de depósito de água sobre os jazigos ou nas dependências dos cemitérios do município de Saudades-SC e dá outras providências. A referida lei, já sancionada pelo poder executivo municipal é um dos frutos do trabalho desenvolvido pela Sala de Situação Situação de Combate ao Mosquito Aedes aegypti.

Nesse sentido, os próximos trabalhos a serem desenvolvidos pela Sala estarão relacionados à sensibilização e orientação da população e comércio em geral, a fim de atender aos cuidados listados na legislação, como: proibição de vasos ou similares que acumulem água nas dependências dos cemitérios de Saudades-SC; proibição do uso de plásticos e enfeites em torno de arranjos que possam acumular água e inclinação adequada das lajes dos jazigos para escoamento da água da chuva. A mesma lei ainda autoriza que a equipe de fiscalização retire qualquer recipiente que esteja acumulando água nas dependências dos cemitérios.

Desta forma, entende-se que o combate ao mosquito Aedes aegypti no município é tarefa e responsabilidade de todos: Sala de Situação, Poder Público, Indústria, Comércio e população.

Medidas simples para o controle do mosquito Aedes aegypti:

• Eliminar recipientes inservíveis como latas, materiais descartáveis, cascas de ovos, tampas de garrafas e outros;
  • Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Manter vedados caixas d’água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água;
  • Conservar canaletas e calhas desobstruídas (Remover galhos e folhas de calhas);
  • Não deixar restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Proteger ralos e ladrões de caixas d’água com telas;
  • Lavar e escovar bebedouros de animais, no mínimo, 1 (uma) vez por semana;
  • Eliminar pratos de vasos de plantas. Caso não seja possível, colocar areia para não acumular água;
  • Armazenar, em locais cobertos, materiais que possam acumular água, pois eles podem servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue.
  • Acondicionar pneus em locais cobertos;
  • Fazer sempre manutenção de piscinas;
  • Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
  • Eliminar sacos plásticos e lixo do quintal.