Administração Municipal busca fortalecer Empreendedores de Saudades-SC

Com a intenção de tornar os negócios locais mais competitivos e para aproximar o setor empresarial da Administração Municipal foi lançado, na última semana, o Programa Cidade Empreendedora em Saudades, no oeste catarinense. A iniciativa é do Poder Público e do Sebrae/SC e engloba estratégias para o desenvolvimento do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócios.

Na oportunidade também foi inaugurada a Sala do Empreendedor, localizada no térreo do prédio da Prefeitura. A estrutura é um espaço de contato permanente e direto entre o Poder Público e os empresários com orientações e atendimento de demandas do setor, além de disponibilizar oportunidades de capacitações, cursos e consultorias sobre gestão dos negócios. A prestação de serviço é gratuita e realizada de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas.

Para o prefeito Maciel Schneider o programa é promissor para o município e deixará um legado. “Precisamos ter humildade e admitir que não sabemos de tudo e precisamos de ajuda e suporte com orientações de onde podemos melhorar e de que maneira ampliamos nosso campo de visão. Trabalharemos em sintonia para que possamos colher muitos frutos e não temos dúvidas de que esta iniciativa marcará a história de Saudades”, enfatizou.

Schneider também destacou que entre as prioridades estão: a desburocratização dos processos para abertura de novas empresas, o auxílio aos microempreendedores individuais (MEIS) e o sistema de inspeção dos produtos da agricultura familiar. “Saudades tem um potencial turístico adormecido e precisamos estimular essa atividade econômica com novas ideias e projetos. Sabemos que esse investimento é a longo prazo, mas precisamos dar o ponta pé inicial e plantar essa demanda para que daqui a 15 anos possamos ser referência”, adiantou.

O Secretário de Fazenda e Administração, Márcio Otair Hart, argumentou que com o programa Cidade Empreendedora será possível promover um ambiente favorável aos negócios, dinamizar a economia, fortalecer as empresas locais, aprimorar a gestão empresarial, incentivar a formalização e fomentar a cultura do empreendedorismo. “Temos grandes empreendedores no município que começaram pequenos e hoje são grandes cases, mas também queremos despertar outros potenciais locais”, explicou.

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, o programa Cidade Empreendedora é uma proposta de política pública de desenvolvimento local, mas que impulsiona e impacta regionalmente. “Fiquei muito alegre quando vi na entrada da cidade a frase: ‘o que nos move é a união’, porque isso motiva as pessoas a pensarem no futuro. Vocês estão de parabéns porque instigam os moradores a criarem um ciclo virtuoso de planejar os próximos anos e de vislumbrar o progresso”, enalteceu.

Para Trennepohl, existe uma única fórmula para desenvolver um município que é fazer o capital social mover a economia, a sociedade e a educação na comunidade. “O Poder Público, Legislativo,  entidades empresariais e sindicatos devem trabalhar de maneira articulada e se posiciona de maneira favorável para quem deseja empreender, além de implementar políticas públicas para desenvolver o seu território, que é o que Saudades está fazendo com o Cidade Empreendedora”, ressaltou ao comentar a importância do município manter sua identidade cultural predominantemente alemã.

Cidade Empreendedora

A iniciativa busca integrar a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente propício para estimular a economia local e o desenvolvimento territorial. O programa engloba ações estratégicas para gerar oportunidades de negócios. Até dezembro de 2022 serão realizadas várias atividades nos eixos de educação empreendedora, Sala do Empreendedor, liderança, compras públicas e desburocratização.

O consultor articulador do programa na região oeste, Américo do Nascimento Junior, também apresentou as verticais estratégias definidas pelo município: Plano Estratégico de Turismo, Levantamento de Oportunidades, Mais Empresa e Implantação e Adequação dos Serviços de Inspeção Municipal.