Secretaria Municipal de Assistência Social e da Educação lançam a campanha: Não guarde este segredo!

O Dia 24 de setembro em Santa Catarina é alusivo ao Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil, instituído através do Decreto Lei 3.644/01. O qual tem por objetivo não só conscientizar as pessoas da gravidade deste problema, como também articular integrantes de toda rede de proteção e atendimento para a importância de ações contínuas sobre o tema, pois a cada dia crianças e adolescentes são vítimas de violência e exploração sexual.

Na política de Assistência Social, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) buscam prevenir, dentre outras, as situações de violência que possam ser praticadas contra crianças e adolescentes e são responsáveis por atender e acompanhar as situações de violências contra esse público.

O município de Saudades-SC também está mobilizado a fim de conscientizar a população da importância de proteger nossas crianças e adolescentes. Desta forma, orienta-se que a pessoa que está mais próxima às crianças e adolescentes fique atenta aos sinais de alerta que podem ser comportamentais e/ou físicos.

O sofrimento gerado na criança vítima da violência sexual afeta o desenvolvimento psicológico, escolar, familiar e o convívio em sociedade, bem como, deixa marcas na história de vida e nos traços de personalidade. A mudança repentina de comportamento pode indicar se uma criança ou adolescente está vivenciando uma situação de violência. Os sinais físicos podem ser mais fáceis de perceber do que os emocionais. Sinais isolados podem não ter significados, mas é preciso ficar atento. A família, a escola e a comunidade tem um papel muito importante na observação dessas alterações.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar, estará realizando durante o mês de setembro, atividades com e para a comunidade, através de banner, cartazes, outdoor, meios de comunicação (rádio e jornal) e mídia social.

Já a Secretaria Municipal de Educação, irá trabalhar com público infantojuvenil nas escolas do município, atividade que será realizada pelos Professores e Psicólogos de cada educandário, utilizando-se para tanto uma cartilha sobre a temática.

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência sexual, denuncie nos canais: Conselho Tutelar, Disque 100, Delegacia de Polícia.

Todos somos responsáveis pela garantia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.