Idosos de Saudades participam de passeio recreativo

Na segunda-feira (02), a Secretaria de Assistência Social, por intermédio do CRAS de Saudades, realizou um passeio recreativo para a Gruta de Sede Figueira, no município de Chapecó, com os idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Este serviço, ofertado pelo CRAS, tem por objetivo trabalhar a importância e recuperação dos vínculos familiares e comunitários, enfocando na metodologia de trabalhos preventivos.

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apresentam-se como uma concepção inovadora e universalizante para a área da assistência social e, por isso, estratégica enquanto política pública. “A sua natureza preventiva se fundamenta no desenvolvimento de potencialidades, reforçando a compreensão dos usuários como sujeitos de direitos. O desenvolvimento de potencialidades de cada usuário, bem como de seu ambiente familiar e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários constituem um meio para alcançar o objetivo da prevenção de riscos”, explica a assistente social Sueli Kunz.

Neste sentido, o CRAS aborda e atua perante a família, compreendendo-a de forma integral, bem como também compreende cada usuário que busca o serviço, ou tem acesso por intermédio das atividades desenvolvidas, tem influencia e é influenciado pelas suas relações familiares e comunitárias. “É desta forma que procuramos desenvolver a metodologia de cada atividade executada, bem como todos os grupos realizados”, argumenta Sueli.

Um exemplo é o grupo de SCFV para pessoas idosas, que está sendo realizado pelo CRAS, onde o idoso, bem como toda a sua família podem participar. São realizados grupos e rodas de conversa, potencializando o fortalecimento de vínculos e dialogando sobre diversas temáticas de acordo com o interesse do grupo, além da realização de encontros recreativos, onde potencializam a vínculos entre a equipe técnica do CRAS e os participantes.

A equipe técnica do CRAS aborda que, trabalhar no sentido de fortalecer os vínculos familiares das pessoas idosas, significa reforçar a relação da pessoa idosa com as pessoas com quem mantêm “laços consanguíneos, afetivos e/ou de solidariedade” em bases positivas, sendo capazes de contribuir com novos sentidos e significados, com a afirmação de sua identidade e com uma presença ativa na família e na sociedade, destacando a promoção do bem-estar das pessoas idosas no seu direito de envelhecer com cidadania.