22 de Setembro – Dia do Contador

O contador é uma figura importante na rotina das empresas brasileiras. Esse profissional é responsável por desenvolver atividades na área financeira, econômica e patrimonial.  

 

Por isso, deve estar sempre atento às atualizações das leis e ao cumprimento das obrigações, sejam elas fiscais e tributárias. 

 

Esse trabalho garante que a empresa fique em dia com os órgãos fiscalizadores, portanto, é de grande responsabilidade.

 

Além disso, os contadores também sugerem ações que solucionem demandas financeiras e que auxiliem no desenvolvimento e na saúde financeira do negócio.   

 

Em reconhecimento a esses profissionais que tanto contribuem para o crescimento do país, rendemos nossas homenagens pelo seu dia comemorado na quarta-feira, 22 de setembro. Por sua importância, essa data não poderia passar em branco.  

 

Origem do Dia do Contador?  

 

Em 1945 o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-lei nº 7.988, criando o primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).   

 

A partir disso, também foi estabelecido o Dia do Contador, portanto, esta comemoração se trata de um fato histórico. Até então haviam dois cursos técnicos de Contabilidade e de Contador, no entanto, eles não tinham validade como ensino superior.   

 

Contador ou contabilista?  

 

Poucas pessoas sabem, mas existem diferenças entre esses profissionais. O contador é aquele que se forma em Ciências Contábeis. Desde junho de 2015, somente os bacharéis neste curso podem obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).   

Assim, pode atuar com gestão de empresas, controladoria, mercado de seguros, auditoria, perícia, dentre outras.    

 

O contabilista, por sua vez, é quem possui nível médio ou técnico em Ciências Contábeis.   

 

Mas vale ressaltar que a pessoa que se formou como técnico contábil até o dia 1º de junho de 2015, deve se registrar no Conselho Regional de Contabilidade para poder exercer a profissão. Depois dessa data, apenas os contadores podem obter o registro.   

 

Toda empresa precisa de um Contador?  

 

Para que a empresa cumpra com suas obrigações diárias, mensais e anuais (sabemos que são muitas), é necessário contar com um Contador. Em alguns casos é obrigatório que esse profissional assine livros e documentos que comprovam a regularidade da empresa.

 

Portanto, a única pessoa habilitada a elaborar certos documentos é o profissional de Ciências Contábeis que precisa ter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).  

 

Leia mais em: https://www.pensarcontabil.com/2021/09/dia-do-contador-6-coisas-que-voce.html?m=1