Secretaria Municipal de Assistência Social oportuniza capacitação para Rede de Atendimento – Serviço de Escuta Especializada

Capacitação para Rede de Atendimento – Serviço de Escuta Especializada

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e a Secretaria Municipal de Assistência Social, oportunizaram na segunda-feira, 04, para o Comitê Municipal e Rede de Atendimento, a 3ª etapa da capacitação da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência – Serviço de Escuta Especializada do município.

Objetivo da capacitação foi de trabalhar a definição dos fluxos de atendimento e atribuições de cada política pública e/ou órgão de defesa dos direitos e a formação de uma rede integrada de cuidados e de proteção para a população infantojuvenil.

O Serviço da Escuta Especializada se traduz em um serviço inovador, instituído pela Lei Federal Nº13.431/17, tratando-se de mecanismos e princípios e a definição de procedimentos e do protocolo de fluxos de atendimento às vítimas de violência e/ou testemunhas. Sendo o principal objetivo da Lei organizar o atendimento, diminuindo significativamente a revitimização de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de algum tipo de violência.

Na oportunidade, trabalhou-se junto aos participantes conceitos de violências, o fluxo geral de atendimento, ou seja, como na prática esse serviço será realizado, como também a definição dos responsáveis em cada política pelo serviço da Escuta Especializada no município.