15 de Outubro – Dia do Professor

O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país e foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O Decreto define a razão do feriado:

“Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

A Administração Municipal de Saudades-SC por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes parabeniza a todos os professores pelo seu dia.

DOM PEDRO II, O MESTRE-ESCOLA

Hoje, no dia 15 de Outubro, é comemorado no Brasil o dia do professor conforme Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou a Lei Imperial em 1827.

Durante o segundo reinado do nosso Imperador Dom Pedro II suas ações foram visando aprimorar a instrução pública no Brasil, bem como sua paixão pela profissão, que como o papel do monarca tinha comum objetivo de um futuro melhor para nação.

É de conhecimento geral o apreço do Imperador pela profissão do professor, pelas escolas e pela educação como um todo, tendo Dom Pedro II escrito em seu diário e repetido diversas vezes: “Se eu não fosse imperador, quisera ser mestre-escola”.

Assim que assumiu o Império do Brasil, em 1840, ainda um adolescente, Dom Pedro, que já bem sabia o valor da educação e dos professores para o desenvolvimento nacional, encontrou o setor educacional em situação deplorável, como resultado da má administração do Período Regencial e dos conflitos constantes. O pequeno Imperador tratou logo de mudar tal vergonhosa situação, e, como demonstra o historiador Max Fleiuss: “Em 1844 havia no Rio de Janeiro apenas 16 escolas públicas e 34 colégios particulares. Em 1860 as escolas públicas são 3.516, com mais de 115.000 alunos. Em 1889, são 300.000 alunos frequentando 7.500 escolas”.

Neste espírito docente, Dom Pedro II visitava assiduamente o Colégio Pedro II, que tinha em grande estima, para acompanhar o andamento dos estudos, auxiliando os professores.

Fonte: Baseado em texto de “Revivendo o Brasil-Império”