Programa Primeiros Passos é apresentado às gestantes

Foi realizado na tarde de sexta-feira (06), o segundo encontro do ano, com as gestantes do município de Saudades. Estiveram presentes, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, a primeira-dama Liane Vitali Kothe e profissionais da Unidade Básica de Saúde. A reunião contou com a presença de cerca de 30 futuras mamães.

Inicialmente, o Secretário José Ricardo fez uma explanação das ações que são desenvolvidas pelo setor de saúde. “É sempre uma grande expectativa reunirmos as gestantes, para poder oferecer algumas orientações às mesmas. Por isso pensamos em realizar essa palestra com o fisioterapeuta, a nutricionista e as nossas enfermeiras”, frisou.

A primeira-dama Liane, por sua vez, explicou sobre os objetivos do Programa Primeiros Passos, ação pioneira na região que integra as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e que oferece, entre outros diferenciais, atendimento com turno de 12 horas na Unidade Básica de Saúde e nos CEI’s,  contraturno  com atividades como música, artes e esportes, seis refeições diárias, déficit zero de vagas na educação infantil, além de atender a mais de mil crianças e envolver mais de 200 profissionais. “Esse é um programa ousado, e tem como grande objetivo atender crianças até os dez anos de idade e também as gestantes”, disse.

Liane agradeceu a toda equipe que coordena e ajuda nas ações do programa. “Se olharmos outros municípios vizinhos, com certeza são poucos que têm um atendimento diferenciado como oferecemos em Saudades”, completou.

Na oportunidade, foram ainda entregues mais doze kits do programa às gestantes presentes (a partir do sexto mês de gestação). Desde o ano passado, o Primeiros Passos vem fazendo o acompanhamento de gestantes e crianças do Vale da Hospitalidade. Todas as mães recebem gratuitamente um kit contendo uma bolsa, cobertor e toalhinha.

Neste ano, serão ainda entregues kits as demais gestantes, através dos encontros com as futuras mamães e também nas visitas às famílias, realizadas em parceria com o setor de Assistência Social.

Após, as enfermeiras Fabiane Lasch, Fernanda Weber, Liamara Hoffmann e Marina Lunardi, junto com o fisioterapeuta Douglas Dacorregio e a nutricionista Emanueli Jung, repassaram algumas orientações às gestantes. “Abordamos tanto o preparo no pré-parto, como cuidados com a alimentação e nutrição. Também, orientações de cuidado com o bebe foram abordadas, além de outros temas”, enfatiza Fabiane.