Município de Saudades-SC adota ferramenta de gestão digital para reduzir custos com papel e tempo dedicado a processos

Mudar de casa, de escola, de cidade ou de país costumam ser desafios que assustam as pessoas. Quando se trata então de uma mudança de um sistema que contém dados de milhares de cidadãos, a questão fica ainda mais complicada. Mas, com planejamento, organização e tecnologia, é possível a realização de uma migração não traumática, com reduções significativas de perdas no processo e resultados a médio e longo prazos notáveis. Para isso, a Administração Municipal de Saudades, em Santa Catarina, investiu na digitalização e implementação de tecnologias que irão facilitar a vida do servidor e da população. O governo local iniciou o processo de transição para uma ferramenta de gestão em nuvem, capaz de armazenar e compartilhar arquivos pela internet.

O município já implementou o Portal do Servidor, no qual os servidores municipais terão acesso à folha de pagamento. Também já está em processo de implantação do aplicativo de celular CidadeMOB, que vai garantir que diversos serviços possam ser realizados de forma totalmente virtual, via internet para facilitar a vida da população. “A proposta é que tanto o servidor, quanto o cidadão tenha mais comodidade e agilidade no acesso às informações. Após a finalização da implementação o usuário terá acesso a Certidões Negativas, Cadastrais e de Débitos Tributários, IPTU, conta de água e todos os demais tributos municipais, poderão ser tratados à distância, graças à nova plataforma. A ideia é que o cidadão tenha as informações na palma da mão. Além da economia considerável, que poderá chegar até R$10 mil por mês somente com a otimização de impressão e redução do uso de papel,” afirma o Secretário Municipal de Administração de Saudades, Márcio Otair Hart.

A expectativa é que a primeira etapa da implementação seja entregue agora em outubro para serem testadas e analisadas internamente e que todo o processo de digitalização seja finalizado até o primeiro trimestre de 2022. “Temos muita confiança que essa mudança será extremamente positiva para o município, o CidadeMOB e todo esse trabalho de informatização trarão mais conforto e agilidade para o servidor e para a população saudadense”, avalia o Prefeito do Município de Saudades, Maciel Schneider.

O Prefeito destaca ainda o atendimento, de ponta a ponta, oferecido pela GOVBR durante todo o processo de implantação. Segundo ele, “a equipe da empresa contratada por meio de licitação pública fica realmente imersa em coordenar toda a implementação e oferecer os treinamentos para que os servidores aprendam na prática a utilizar o sistema. Além disso, os consultores ficam sempre à disposição para tirar eventuais dúvidas e solicitam, constantemente, os feedbacks de todos os setores da Prefeitura envolvidos, a partir de reuniões on-line.”

Com certeza o atendimento é um dos nossos diferenciais. Somos a única empresa com um atendimento 360º, com assessoria técnica na implantação, acompanhamento permanente (presencial), suporte à distância (central de atendimento), plataforma de atendimento (gerenciamento inteligente de chamados), consultoria de produto e negócio e treinamentos presenciais e remotos com uma equipe experiente e qualificada”, afirma Rafael Sebben, Diretor de Mercado da GOVERNANÇABRASIL-GOVBR, empresa contratada.

Além CidadeMOB e do Portal do Servidor, a Administração Municipal de Saudades-SC adquiriu um sistema de gestão em nuvem oferecido pela empresa GOVERNANÇABRASIL – companhia especializada em soluções inteligentes para gestão pública. O projeto transfere dados da prefeitura para uma ferramenta hospedada no sistema de nuvem da AWS/Amazon (a mais segura oferecida no mercado atualmente). “Agora as informações da Prefeitura estarão mais seguras, pois os dados deixarão de ser registrados apenas em computadores, visto que, o sistema oferece armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem”, completou Moreira.

O gestor público afirmou que também planeja implementar o uso da assinatura eletrônica para todos os empenhos emitidos, sendo este um complemento ao serviço já contratado.