MUNICÍPIO DE SAUDADES-SC INTENSIFICA CUIDADOS NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Com a mudança do clima a preocupação com os criadouros do mosquito da Dengue aumenta.  Nesse sentido a Secretaria Municipal de Saúde juntamente a Sala Epidemiológica buscam alternativas visando evitar a propagação do Aedes Aegypti.

Foram instaladas placas orientativas em todos os cemitérios municipais e com a passagem do Dia de Finados, 02, as ações se intensificaram com relação as fiscalizações em vasos de flores que são os maiores aliados para a criação do mosquito.

O Fiscal Sanitário do município João Gilberto Rosa, lembra que a partir da Lei n° 2.386 de 28 de julho deste ano, é proibido o uso de plástico ou enfeites em torno dos vasos de flores. “Foi feito todo um trabalho com os comércios que vendem vasos de flores e artefatos decorativos para o cemitério, para estes comercializarem produtos em conformidade com a lei”.

O município trabalha com o Plano Nacional de combate à Dengue desenvolvendo diversas atividades ao longo do ano para diminuir visando mitigar a propagação do mosquito. “Nós estamos sempre a campo realizando o ciclo de tratamento que acontece a cada três meses, onde fiscalizamos 100% as residenciais, comércios e outros locais. Nessa atividade a gente aplica o larvicida que também é aplicado em cisternas, além disso, removemos qualquer recipiente que seja possível criadouro” – ponderou o Fiscal Sanitário, Ivan Kercher.

Atualmente o município de Saudades-SC possui onze bairros, além do Distrito de Juvêncio, nos quais estão espalhadas 20 armadilhas no perímetro urbano, com fiscalização semanal nas segundas-feiras.

A Secretaria Municipal da Saúde através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica sinaliza que no Vale da Hospitalidade atualmente constam 114 focos do mosquito da Dengue. Destes, 112 são do mosquito Aedes Aegypti e os outros são do Aedes Albopictus, conhecido como o mosquito tigre asiático.