COMUNICADO IMPORTANTE: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Saudades – SAMAE

Samae solicita economia de água para prevenir impactos da estiagem e alerta para a importância do uso racional deste recurso natural tão importante.

Nas últimas semanas, Santa Catarina vem sofrendo com a falta de chuva, levando preocupação para diversas regiões do Estado. Com a estiagem, muitos municípios enfrentam dificuldades em garantir o pleno fornecimento de água à sua população, é necessária atenção e conscientização de todos para economia de água.

Nesse sentido, a Administração Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Saudades-SC – SAMAE, reiteram a importância da economia de água pelos consumidores, utilizando-a apenas para atividades primordiais enquanto durar esse período de escassez de chuvas.

Com a colaboração de todos, a chance de desabastecimento será menor.

O SAMAE solicita ainda aos munícipes, que imediatamente entrem em contato com a Autarquia Municipal após constatada a falta de água, tal ação possibilitará maior agilidade e eficácia na identificação e solução de eventuais instabilidades na rede de abastecimento.

Contatos:

Alerta para economizar água diariamente

• Em tempos de crise hídrica, lavar o carro da maneira tradicional é totalmente proibido. Uma lavagem comum gasta, em média, 200 litros de água.
  • Ao escovar os dentes com a torneira meio aberta em cinco minutos, gasta 12 litros de água. Se molhar a escova, fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo de água, a economia de mais de 11,5 litros de água.
  • Não utilize o vaso sanitário como lixeira, jogando papel higiênico ou cigarro. Consome-se de 06 a 10 litros de água ao acionar a descarga por seis segundos.
  • Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, utilize o regador para molhar as plantas ao invés de usar mangueira.
  • Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que representa 1.380 litros por mês.

Desde já agradece a compreensão e colaboração da população.

Município de Saudades-SC. O Amanhã Está Aqui!