Atuação da Sala do Empreendedor de Saudades fortalece pequenos negócios

Empreender não é uma tarefa fácil porque requer domínio na área de atuação, além de vários conhecimentos sobre gestão, finanças, vendas, recursos humanos, marketing e legislação.

Para esclarecer as dúvidas dos processos gerenciais é necessário ter prestadores de serviço confiáveis e constantemente atualizados com as demandas do setor.

Pensando nisso, a Administração Municipal de Saudades, no oeste catarinense, disponibiliza desde agosto deste ano atendimento exclusivo para o setor empresarial por meio da Sala do Empreendedor, localizada no térreo do prédio da Prefeitura.

A estrutura é um espaço de contato permanente e direto entre o Poder Público e os empresários com orientações e atendimento de demandas do setor, além de disponibilizar capacitações, cursos e consultorias sobre gestão dos negócios.

De acordo com o secretário de Fazenda e Administração, Márcio Otair Hart, durante o período de fim de ano a Sala do Empreendedor atende em horário especial e a partir de janeiro retomará o atendimento normal.

Conforme levantamento da Sala do Empreendedor, de agosto a novembro deste ano, foram realizados 24 atendimentos. As dúvidas mais recorrentes abordaram emissão de nota fiscal eletrônica, empréstimos disponíveis aos microempreendedores individuais (MEIs), benefícios e obrigações desta modalidade jurídica.

De acordo com a agente de desenvolvimento Raquel Inês Wiebbelling para contribuir com o aprimoramento dos pequenos negócios locais foram disponibilizadas gratuitamente quatro horas de oficinas e quatro horas de consultoria individual, ambas da área do marketing digital. “Com a Sala do Empreendedor o MEI tem mais apoio em seus desafios e suporte para prestar um serviço de excelência aos clientes”, analisa ao comentar que no período foram formalizados dois novos MEIs e o município já conta com 438 empreendedores nesta modalidade jurídica.

Para 2022 a Administração Municipal prevê por intermédio da Sala do Empreendedor: fomentar o artesanato local, trabalhar de maneira ainda mais direta com os empresários e fazer com que o movimento no comércio – por meio da campanha Saudades de Descontos – traga resultados ainda maiores.

Cidade Empreendedora

O programa busca integrar a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente propício para estimular a economia local e o desenvolvimento territorial. O programa engloba ações estratégicas para gerar oportunidades de negócios. Até dezembro de 2022 serão realizadas várias atividades nos eixos de educação empreendedora, Sala do Empreendedor, liderança, compras públicas e desburocratização. As verticais estratégicas definidas pelo município são: Plano Estratégico de Turismo, Levantamento de Oportunidades, Mais Empresa e Implantação e Adequação dos Serviços de Inspeção Municipal.

Município de Saudades-SC. O Amanhã Está Aqui!