Município de Saudades-SC decreta situação de emergência devido à estiagem

Na tarde desta segunda-feira (10), o prefeito Maciel Schneider, decretou estado de emergência no município em razão da estiagem que assola o município e região através do Decreto nº 02/2022.

O Decreto de Emergência após homologado, possibilitará ao município solicitar apoio do governo estadual e federal no atendimento às famílias atingidas.

A publicação deu-se após reunião realizada no Centro Administrativo Municipal de Saudades-SC, sito a Rua Castro Alves, n. 279, Centro, entre a Comissão da Defesa Civil – COMDEC, a Coordenadoria Municipal de Proteção da Defesa Civil – COMPDEC, as Secretarias: da Administração e Fazenda, da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, da Infraestrutura (DMER), e Epagri.

Conforme o decreto, a ocorrência de estiagem na área rural ocasionou a diminuição considerável da capacidade de exploração e armazenamento da água, causando perdas consideráveis na agricultura, com um prejuízo aproximado de 22 milhões de reais na produção de soja, milho, leite, etc.

A fim de minimizar os prejuízos e transtornos causados pela estiagem, a Administração Municipal, por intermédio das secretarias da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, e da Infraestrutura (DMER), finalizou inúmeros poços na área rural ainda em 2021, e já realizou a captação e o puxe de água potável para consumo humano, representando o montante correspondente a aproximadamente 270 mil litros (23 cargas), bem como, o correspondente a aproximadamente 660 mil litros de água (55 cargas) para o consumo animal até o momento, visando atender a intensa demanda.

Destacou-se a importância da conscientização quanto a economia no consumo de água, principalmente na área urbana do município, pois toda água potável para consumo humano destinada a zona rural, também é oriunda dos reservatórios da estação de tratamento da autarquia municipal (Samae), que vem efetuando a ampliação de sua capacidade de armazenamento, mas, que no momento ainda não está integralmente finalizada.

Nesse sentido, a Administração Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Saudades-SC – SAMAE, reiteram a importância da economia de água pelos consumidores, utilizando-a apenas para atividades primordiais enquanto durar esse período de escassez de chuvas.

Com a colaboração de todos, a chance de desabastecimento será menor.

Alerta para economizar água diariamente

• Em tempos de crise hídrica, lavar o carro e calçadas da maneira tradicional é totalmente proibido. Uma lavagem comum gasta, em média, 200 litros de água.
  • Ao escovar os dentes com a torneira meio aberta em cinco minutos, gasta 12 litros de água. Se molhar a escova, fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo de água, a economia de mais de 11,5 litros de água.
  • Não utilize o vaso sanitário como lixeira, jogando papel higiênico ou cigarro. Consome-se de 06 a 10 litros de água ao acionar a descarga por seis segundos.
  • Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, utilize o regador para molhar as plantas ao invés de usar mangueira.
  • Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que representa 1.380 litros por mês.

Desde já agradece a compreensão e colaboração da população.

Município de Saudades-SC. O Amanhã Está Aqui!