SCFV realiza nova abordagem em Saudades

No mês de junho, foi implementado um projeto inovador no município de Saudades. Pensando em promover o bem–estar e a qualidade de vida, a Secretaria de Assistência Social, por intermédio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), baseada no novo reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e na tipificação do SUAS, implementou atividades grupais com diversos públicos.

Entre estas, com o publico que frequenta o SCFV, antigo PETI. No mês, foram realizados seis grupos, totalizando 65 crianças atendidas; além da abordagem grupal, um profissional de psicologia, conjuntamente com um pedagogo, então realizando visitas domiciliares para melhor compreender a dinâmica familiar e assim possibilitar uma abordagem mais especifica de acordo com cada realidade apresentada.

O CRAS do município tem compromisso com todas as famílias em situação de vulnerabilidade social. Um dos seus principais objetivos aborda o fortalecimento da função protetiva da família, bem como trabalhos que visam à prevenção na ruptura de vínculos, tanto familiares como comunitários, desta forma contribuindo na melhoria da qualidade de vida de seus usuários. 

A Secretária da Assistência Social, Giley Veiga, conjuntamente com a coordenadora do CRAS e Assistente Social, Sueli Kunz e a Psicóloga Raquel Dalcero, enfatizam que estes momentos são de extrema importância, pois possibilitam trocas de informações e vivências e oportunizam que os vínculos pessoais e comunitários sejam fortalecidos, possibilitando assim uma nova ferramenta para que os usuários que frequentam os grupos possam refletir e visualizar uma nova experiência e realidade possível para sua vida futura, destacando o real objetivo do CRAS que é trabalhar a prevenção.