Agentes Comunitárias de Saúde finalizam curso de capacitação

Na quarta-feira (18), aconteceu o encerramento do curso de capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde de Saudades e Modelo.

“Após 04 meses de capacitação, visualizamos que a necessidade de educação permanente em saúde se faz necessária”, comenta a enfermeira Fabiane Lasch. Foram abordados vários temas relacionados às doenças, a prevenção das doenças, atualização em situações de tratamento em saúde e principalmente o que o Agente de Saúde deve fazer para a prevenção e promoção da saúde domiciliar.

A Estratégia de Saúde da Família busca cada vez mais a prevenção, através de ações que valorizem o ser humano, a família e o seu bem estar. Este curso de capacitação foi promovido pelo Estado de Santa Catarina, através da Escola de Formação em Saúde (EFOS), onde a enfermeira Barbara Baron (Modelo), e Enfermeira Fabiane Lasch (Saudades), ministraram as aulas teóricas para os Agentes de Saúde.

De acordo com a Enfermeira Fabiane, “conseguimos, através das aulas, mudar a visão do Agente de Saúde do que é efetivamente realizar Saúde na Prevenção”. Ainda no dia  11, a coordenação do Estado esteve verificando os trabalhos dos Agentes de 
Saúde, onde profissionais da Secretaria Regional de São Miguel do Oeste esteve fazendo uma visita no município de Saudades.