Município de Saudades recebe Plano Estratégico de Turismo durante reunião do Vale das Águas

A Administração Municipal de Saudades, no oeste catarinense, recebeu nesta semana o Plano Estratégico de Turismo que orienta o processo de construção da atividade turística no município. A solução faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC. A entrega ocorreu durante reunião do Vale das Águas, região que integra cidades que têm em comum a oferta de água termal e mineral, rios, lagos e natureza abundante. Participaram da reunião representantes dos municípios de Águas de Chapecó, Caibi, Caxambu do Sul, Cunha Porã, Maravilha, Nova Erechim, Quilombo, São Carlos, São João do Oeste, Saudades e União do Oeste.

O Plano Estratégico de Turismo foi elaborado no período de março a dezembro de 2021 com a participação ativa da comunidade local, representantes da Administração Municipal, iniciativa privada e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O documento de 181 páginas apresenta metodologia, caracterização do território (histórico, localização, características e dados socioeconômicos), análise da infraestrutura (redes de acesso, saneamento ambiental, redes de comunicação, iluminação pública, serviços de saúde e segurança pública), quadro institucional (federal, estadual, municipal, instância de governança regional, IGR Vale das Águas, legislação e projetos turísticos), diagnóstico estratégico (reconhecimento do destino, análise da oferta hoteleira, gastronômica, serviços turísticos, SWOT e do macro e microambiente), posicionamento de mercado (tendências do mercado turístico, motivos pelos quais o município é conhecido, segmentos prioritários, portfólio de potenciais e análise da concorrência), estratégias de desenvolvimento (visão, eixos de desenvolvimento, objetivos estratégicos e plano de ação), resultados esperados, avaliação e monitoramento.

Como projetos turísticos prioritários para Saudades foram elencados: Praça Elevada que proporcionará lazer, recreação e descanso com investimento estimado em R$ 900 mil; Ponte Colombo Sales na Avenida Brasil – local de passagem da SC-160 – esse símbolo do desenvolvimento do município foi construído em 1973 e será revitalizado com embelezamento, sinalização e iluminação com recursos estimados em mais de R$ 1 milhão; a construção de três praças públicas (nos bairros Morada do Sol, Belvedere e Beira Rio) com espaço de lazer, para atividades recreativas, contemplação da natureza, descanso e atividades físicas com investimento de R$ 300 mil; e Complexo Esportivo que permitirá que o município seja sede de competições esportivas oficiais.

De acordo com o prefeito Maciel Schneider o município tem um potencial turístico adormecido que precisa ser estimulado com novas ideias e novos projetos. “Sabemos que esse investimento é a longo prazo, mas precisamos dar o ponta pé inicial e plantar essa demanda para que daqui a 15 anos possamos ser referência. Com essa visão de futuro firmamos parceria com o Sebrae/SC para elaboração do Plano Estratégico do Turismo e pretendemos trabalhar em sintonia para que possamos colher muitos frutos. Não temos dúvidas de que essa iniciativa marcará a história de Saudades”, destacou o prefeito.

Turismo esportivo, cultural e ecoturismo são os eixos estratégicos estruturantes do setor em Saudades. Segundo a gestora regional do Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming, a elaboração do Plano Estratégico de Turismo representa os primeiros passos para construir um caminho sustentável para o desenvolvimento do turismo local.

Projeto Turístico-Cultural de Saudades-SC

Na reunião, o assessor de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços e presidente do Comtur Marcos Mahle, apresentou o Projeto Turístico-Cultural de Saudades. A proposta tem como objetivo disponibilizar opções de lazer e desporto, participação social, diversificação da oferta e incentivo ao empreendedorismo no segmento.

Entre os atrativos locais destacam-se o Santuário Ecológico Nossa Senhora Aparecida, Projeto Rota do Vale (Cascata Santa Terezinha, Cachoeira São Carlos, Cachoeira Volta Grande, Cascata do Bogorni, etc.), estudo de viabilidade para implantação de tirolesa e projeto arquitetônico do Hípica Park, reaberto em novembro do ano passado, que oferece campo de futebol, quadra de vôlei de areia, parque infantil e iluminação de led.