22 de Março – Dia Mundial da Água

No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água.   

 

Para celebrar a data, a Administração Municipal por intermédio da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto está reeditando a campanha “Amigo da Água”, na qual os munícipes que comprovarem através de projeto e/ou algum outro registro a existência de uma cisterna ativa em sua propriedade, poderão retirar em breve, junto ao Samae, uma placa destacando sua preocupação com essa maravilhosa fonte de vida.  

 

Dicas para economizar Água:  

 

1 – Tome banhos rápidos, tomar banho é uma atividade relaxante. Mas lembre-se de que um banho de 15 minutos chega a gastar 135 litros de água. Por outro lado, um de 5 minutos chega a gastar 45 litros.  

2- Feche a torneira quando não estiver usando, essa atitude simples te ajuda a economizar 12 litros de água ao escovar os dentes e fazer a barba. Já lavar a louça com a torneira meio aberta pode chegar a gastar mais de 100 litros de água. Então retire toda a sujeira em excesso, ensaboe e só depois enxágue os pratos, copos e talheres. 

3– Reutilize água, se você lavar a calçada ou quintal com mangueira, poderá gastar em 15 minutos mais de 279 litros de água. Para fazer a limpeza, reutilize a água da máquina de lavar, além de contar com a ajuda da boa e velha vassoura.  

4 – Fique de olho em torneiras pingando e vazamento de canos. Os pequenos desperdícios podem aumentar muito a conta e afetar o seu orçamento. Arrume as torneiras para que não fiquem pingando. E sempre fique atento a vazamentos nos canos. Além de economizar água, isso te ajuda a não ter que passar por uma reforma maior, se houver uma infiltração.  

5 – Junte o máximo de roupa suja antes de colocar na máquina. Isso evita tanto o desperdício de água quanto de energia elétrica que é oriunda em grande parte de hidroelétricas.  

 

Município de Saudades-SC. O Amanhã Está Aqui!