21 de Abril – Dia da Polícia Civil e Militar

21 de Abril, Feriado de Tiradentes, que é o patrono das policias brasileiras civis e militares.

Policial Civil

A Polícia Civil cumpre mandados de prisão e de busca domiciliar, bem como outras ordens expedidas pela autoridade judiciária competente, no âmbito de suas atribuições; preservar locais, apreender instrumentos, materiais e produtos de infração penal, bem como realizar, quando couber, ou requisitar perícia oficial e exames complementares, promovendo ou participando de medidas de proteção à sociedade e às pessoas; organizar e executar, quando couber, os serviços de identificação civil e criminal.

Policial Militar

A função de um policial militar é de preservar a ordem pública, o policiamento ostensivo, além das atribuições definidas em lei. Incumbem também as atividades de defesa civil. A polícia militar exerce a função de polícia administrativa, sendo responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, e pela manutenção da ordem pública nos estados da federação.

Atuar de forma ostensiva e preservar a ordem pública são algumas das atribuições de um policial militar, que comemora nesta data, o seu dia, junto a policial civil, que tem a apuração das infrações penais como uma das suas principais funções.

Os policiais civis e militares encontram-se subordinados ao governador do estado, que é a mais alta autoridade administrativa na área de segurança pública.

O Governo Municipal, representado pelo Prefeito Maciel Schneider, parabeniza a todos os policiais Civis e Militares pela honrosa comemoração do seu dia, do mesmo modo, agradece a estes por sempre zelarem pela preservação da ordem e segurança, da integridade das pessoas e do patrimônio.