22 de Abril – Dia do Descobrimento do Brasil

22 de abril de 1500

 

Exatamente em, 22 de abril de 2022, recordamos os 522 anos desde que a expedição comandada pelo capitão-mor Pedro Álvares Cabral aportou em um dia de outono no território batizado originalmente como Ilha de Vera Cruz.

 

A jornada foi longa: 44 dias desde a partida em 9 de março, quando 13 navios saíram de Lisboa – inicialmente via Tejo – com o auxílio de uma inovação tecnológica: o astrolábio, capaz de orientar-se pelo sol e pelas estrelas.

 

Pode-se dizer que a expedição contou com a cobertura da imprensa oficial da época. O responsável pelos relatos da longa expedição foi Pero Vaz de Caminha, encarregado de reportar os detalhes da aventura ao rei de Portugal, Dom Manuel I.

 

Caminha descreveu assim, em uma histórica carta, os costumes da população nativa, logo ao desembarcar na região conhecida hoje como Porto Seguro, na Bahia:

 

Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma…”

 

Cabral, Caminha, frei Henrique: os 522 anos de uma data que merece justiça histórica.

 

Se fosse possível fazer justiça histórica em relação aos dias que realmente merecem ser feriados, poucos argumentos seriam fortes o bastante para contrariar o 22 de abril de 1500, data que marca o descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral.

 

Além de reportar sobre a população local em detalhes, coube a Caminha escrever sobre o principal evento para nós, brasileiros, que nos guiamos pela fé. Quatro dias após o desembarque da frota de Cabral, chegara o momento da celebração da primeira missa em solo que um dia viria ser chamado de brasileiro.

 

A especial cerimônia foi conduzida na praia da Coroa Vermelha, em 26 de abril pelo frei Henrique de Coimbra.