Município de Saudades-SC busca reconhecimento do Estado como área em Epidemia de Dengue

Visando agilizar o processo dos atendimentos aos munícipes, a Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Endemias, efetuou um mapeamento das áreas com maior incidência do mosquito da Dengue no município.

 

Esse levantamento faz parte do processo de homologação junto a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.

 

Após essa homologação, o município poderá agilizar o diagnóstico através dos testes rápidos, podendo assim disponibilizar a medicação adequada, visando o pronto restabelecimento dos pacientes com a maior brevidade possível.

 

Atualmente a confirmação dos casos ocorre através do LACEN/SC – Laboratório Central de Saúde Pública.

 

Mapeamento Dengue:

 

  • Polígonos Vermelhos: área onde foi realizado o “Fumacê”;
  • Polígonos Amarelos: área de contaminação eminente;
  • Pontos Azuis: casos confirmados.

 

O município de Saudades-SC trabalha com o Plano Nacional de combate à Dengue, desenvolvendo diversas atividades visando mitigar a propagação do mosquito. A partir da Lei n° 2.386 de 28 de julho de 2021, é proibido o uso de plástico ou enfeites em torno dos vasos de flores.

Nós estamos sempre a campo realizando o ciclo de tratamento que acontece a cada três meses, onde fiscalizamos 100% as residenciais, comércios e outros locais. Nessa atividade a gente aplica o larvicida em cisternas, além disso, removemos qualquer recipiente que seja possível criadouro” – salienta o Fiscal Sanitário, Ivan Kercher.