Saudades-SC investe em planejamento para atrair novas empresas

SEBRAE 2022 – SAUDADES

CIDADE EMPREENDEDORA

MAIS EMPRESA

Desenvolver um conjunto de ações técnicas e estratégicas junto à gestão municipal para atrair empresas ao município.

Com esse propósito a Administração Municipal de Saudades, no oeste catarinense, iniciou nesta semana a execução da solução Mais Empresas.

Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.

Empresários locais e servidores municipais participaram de duas oficinas para o planejamento de medidas que contribuam para o aumento do crescimento local.

De acordo com o secretário de Fazenda e Administração, Márcio Otair Hart, o objetivo é transformar a cidade porque tornando-a mais competitiva é possível atuar em segmentos alvo para a prospecção de novos empreendimentos.

Em Saudades foram definidos três elementos como prioritários para serem desenvolvidos/atendidos: recursos humanos (buscando qualificações técnicas do capital humano que atendam as empresas locais); políticas públicas (definição de uma legislação de benefícios, que atenda as expectativas do setor empresarial e que possibilite a atração de novos negócios dentro do que é permitido pelo ordenamento jurídico; inserir o planejamento de uma nova vertente de desenvolvimento para o município buscando uma ligação com a BR-282 e integrar a parte norte de Saudades ao centro, o que proporcionará uma nova expansão industrial da área); e questão fundiária (disponibilidade de terrenos para instalação das empresas, priorizando o Distrito de Juvêncio e partir dele expandir o estoque de áreas para implantação de indústrias no município)”.

Na primeira etapa, segundo o consultor credenciado ao Sebrae/SC Marcus Dias, foram definidos os elementos críticos da competitividade do município de maneira a prepará-lo naquilo que se apresenta como frágil para atração e desenvolvimento de novos negócios.

Os elementos críticos foram definidos a partir de um levantamento de dados que envolveu a prospecção de oportunidades para atração de novos negócios ou o desenvolvimento de novas atividades econômicas em Saudades. Também foram realizadas entrevistas com os empresários e os servidores municipais para compreender, entre 12 fatores, os que mais impactam diretamente a competitividade e o ambiente de negócios locais”, relatou Dias.

Na segunda etapa foram sugeridas medidas para elaboração de um plano de ação com foco na superação das fragilidades identificadas.

Os próximos passos desse trabalho preveem definições de ações para superação das fragilidades identificadas que, posteriormente, serão validadas pelos empresários e pelo Poder Público, então, inicia a preparação para tornar o município mais competitivo para atração de novos negócios.

Solução Mais Empresa

O trabalho envolve: estudo de identificação de possibilidades de atratividade; reunião de ajuste estratégico com o prefeito; workshop (prefeito, secretários, vereadores e lideranças do município); estudo dos fatores críticos de sucesso da atividade econômica priorizada; estudo de elementos de atratividade e de fragilidades locais; estudo de alternativas para superação das fragilidades; estudo de identificação de potenciais empresas a serem prospectadas e de potenciais alternativas de aproximação a estas empresas; workshop de definição de potenciais empresas a serem prospectadas com o grupo de trabalho; validação da definição das empresas identificadas com prefeito e identificação de aspectos políticos institucionais relevantes; estudo de elementos estratégicos ao processo de atração das empresas identificadas; workshop para planejamento de ações para a atração dessas empresas e formação de grupo de trabalho local para superação dos fatores críticos identificados; reuniões de mentoria, acompanhamento e discussão de gargalos, além de desdobramento de novas ações durante o ano.