Município de Saudades-SC investirá em Energia Solar para reduzir custos

A Cidade ON

A Administração Municipal vem realizando estudos de viabilidade para a instalação de um sistema fotovoltaico para fornecimento de energia solar, visando obter maior eficiência energética nas repartições municipais com energia limpa e sustentável.

A proposta é conduzida pelo Secretário Municipal de Fazenda e Administração, Márcio Otair Hart, e vem na esteira da busca de eficiência energética e de recursos municipais pelo setor público.

O município já vem efetuando a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED na iluminação pública, alternativa que possibilita economia e melhor aproveitamento da energia, com maior iluminação e segurança.

O estudo buscado pela administração prevê que a empresa contratada esmiúce as ações em diversos eixos. Um deles é a redução dos gastos de energia na administração em geral. Pontos que poderão ser melhorados, são, a iluminação dos prédios, aderindo integralmente ao LED, e a modernização total do parque de iluminação na cidade.

A partir da redução dos gastos de energia e com o estudo completo em mãos, a administração passará a discutir a viabilidade financeira de instalar uma planta de produção de energia solar na cidade.

A priori, dois locais estão sendo cogitados para a instalação, sendo, uma cobertura no módulo esportivo relacionado a distribuição vinculada a Celesc, e outra, no pátio da EMEF, referente a distribuidora Ceraçá. Nesse local será instalada uma estrutura coberta para captação, a ser destinada também para estacionamento coberto aos profissionais de educação.

A estimativa é pagar o investimento entre três a quatro anos, visando garantir energia limpa aos prédios públicos por pelo menos 20 anos, que é o prazo médio estimado de durabilidade do sistema.

O prefeito Maciel Schneider, afirma que,“a distribuição, geração e acesso à energia limpa e sustentável, com preservação ambiental, é um dos propósitos. A energia solar é uma energia renovável e limpa, que pode ser utilizada para a geração de eletricidade. A geração de energia fotovoltaica tem se destacado como uma tecnologia promissora, já que os benefícios se dão no baixo impacto ambiental, na redução no carregamento das redes elétricas, na redução de perdas e na otimização de custos.”

Dentro do atual modelo de geração e distribuição de energia, a Administração Municipal deve aderir ao sistema em que a eletricidade gerada na usina fotovoltaica é levada para a rede de energia o que garante créditos energéticos que podem ser usados para abater o uso em outros pontos.

“Vamos debater dentro do governo, qual será o modelo apropriado para posterior realização de uma licitação, para que as empresas interessadas possam fazer investimentos neste modelo econômico. Poderemos adotar também uma PPP (Parceria Público-Privada), para que a empresa faça o investimento e o município, dentro dessa organização econômica, paga via economia que gerará aos cofres municipais”, comenta o Secretário de Fazenda e Administração, Márcio Otair Hart.

Num segundo momento, o projeto buscará implementar o sistema fotovoltaico também na autarquia municipal, que possui uma despesa média atual de R$ 75.000,00 mensais em consumo de energia elétrica.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) pode colaborar com a redução do consumo em poços artesianos e bombas em que esse sistema, uma vez implementado representará maior eficiência energética também nestes pontos, visando promover a melhoria em todo o sistema do consumo de energia na cidade. A ideia é obter até 40% de economia no cálculo global.

Energia solar

A energia solar é oriunda da luz e do calor do sol. É uma fonte limpa, renovável, sustentável e natural. Ao captar a luz do sol por meio das placas fotovoltaicas, a energia solar converte-se em corrente elétrica, podendo ser utilizada em residências, comércios e indústrias.

A energia solar também pode ser usada no aquecimento de água e iluminação pública.

O sistema solar fotovoltaico é constituído basicamente por:

Painéis solares;

Inversor solar;

Sistema de fixação das placas solares;

Cabeamentos;

Conectores e

Outros materiais elétricos padrões.

Prós:

Não polui;

É limpa;

É sustentável;

É natural;

É renovável;

Fonte de energia gratuita;

Economia de até 95% na conta de luz e

Possui vida útil de aproximadamente 20 anos, com pouca necessidade de manutenção.

Contras:

Alto custo de instalação e

Não gera energia à noite.

Município de Saudades-SC. O Amanhã Está Aqui!