Secretaria Municipal de Assistência social, realiza evento alusivo a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

No último sábado (14) A Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Conselho Tutelar, CMDCA, realizou evento, alusivo ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro que já alcançou muitos municípios do nosso país e utiliza como símbolo a flor amarela. O tema foi abordado para as famílias através do Espetáculo Flor e Ser do Grupo Teatral Reminiscências, que trouxe para as famílias presentes a oportunidade de refletir sobre o assunto através de uma peça teatral abordando este tema tão sério de forma leve e sensível.

 

No local as crianças puderam se divertir com brinquedos infláveis e também degustar pipocas e algodão-doce. É de responsabilidade do poder público e da sociedade o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos, preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90).

 

Promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Geralmente a vítima sofre calada, quieta, envergonhada. Muitas vezes as vítimas são ameaçadas por seus agressores que na maioria dos casos convive com elas de forma muito próxima no ambiente familiar. Preste atenção aos possíveis sinais, as vítimas podem mudar radicalmente seu comportamento, tornar-se caladas, distantes, é como se perdessem o brilho. Podem apesentar perda em seu rendimento escolar ou se afastar dos colegas e professores e viver amedrontadas. Portanto, se você desconfiar de algum caso, não silencie. Converse com a criança, interaja, não julgue. Não se cale, denuncie. Denuncie, procure o Conselho Tutelar ou Disque 100.

 

Junte-se a nós nesse movimento. Precisamos cada vez mais nos unir! Nesse ano são 22 anos “fazendo bonito” na luta pelos direitos de crianças e adolescentes e nós estamos dispostos a continuar nos mobilizando sobre isso. Esperamos que você também esteja!