Psicóloga realiza atividade de prevenção alusiva a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Recriar

Psicóloga do CRASrealiza atividade de prevenção com as crianças e adolescentes sobre campanha alusiva à 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e adolescentes, através daatividade doSemáforo do Toque que ensina de forma lúdica os limites do corpo e pode ajudar a combater assédio e abordar noções de autoproteção com crianças.

 

Durante a atividade, as crianças tiveram a oportunidade de conversar sobre o corpo humano e marcar de verde, vermelho ou amarelo, em alusão ao semáforo de trânsito, os locais do corpo dela em que as pessoas podem e não podem tocar. Isso é importante inclusive, para que ela aprenda a respeitar os limites do próprio corpo e do outro. As crianças e adolescentes foram orientadas sobre toques carinhosos em lugares permitidos e toques invasivos em lugares não permitidos.

 

O trabalho de prevenção é muito importante, quanto mais conversar sobre, mais podemos oportunizar para que as crianças e adolescentes tenham mais noção do que são os corpos e como pode ser o acesso a eles em relação a carinho e assédio. Ainda é um tema confuso. Utilizar a ludicidade para ensinar às crianças sobre autoproteção é importante porque qualquer toque que faça a criança se sentir desconfortável, é importante que ela conte, converse, com um adulto de sua confiança. Além de falar sempre sobre os limites do próprio corpo e até onde se pode ir com o seu e o do outro, ensinar a compreender seus sentimentos é a melhor forma de ensiná-los a respeitar a si mesmos e a impor limites saudáveis em seus relacionamentos que protegerão sua inocência. A autonomia do corpo da criança é dela, ela tem o direito de dizer não e ser respeitada sua decisão.

 

Se você desconfiar de algum caso, não silencie. Converse com a criança, interaja, não julgue. Não se cale, denuncie, procure o Conselho Tutelar ou Disque 100.