Sebrae/SC entrega projeto do Hípica Park em Saudades-SC

Valorizar a comunidade local e regional, enaltecer a trajetória histórica do município e fomentar o turismo. Esses são alguns dos propósitos que levaram a Administração Municipal de Saudades a buscar o apoio do Sebrae/SC para elaborar o projeto de revitalização de um espaço emblemático – o Hípica Park. O trabalho desenvolvido faz parte do Programa Cidade Empreendedora, implementado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC. A apresentação do projeto ocorreu nesta semana com a presença de servidores municipais, secretários, lideranças locais e representantes do Sebrae/SC. Na oportunidade também aconteceu a aprovação do projeto pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O projeto contempla um parque para visitação e recreação das famílias, quadra de areia para a prática de vôlei e futevôlei, campo de futebol suíço, pistas para ciclismo e caminhada, trilhas em meio a natureza, parque infantil, churrasqueiras, iluminação de led, sinalização com placas indicativas e passarelas para observação da queda d’água. Também inclui: acesso ao rio, tirolesa de aproximadamente mil metros que passará por cima da barragem construída no Rio Saudades, piscina invertida, fontes de água e estrutura para alimentação.

De acordo com o assessor de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marcos Mahle, o Hípica Park tem 47 mil e 600 metros quadrados e foi reinaugurado em novembro de 2021. O espaço estava fechado para visitação desde julho de 2015, quando ocorreu enchente que inundou as dependências desse local público. A Administração Municipal realizou estudo junto aos órgãos ambientais para cumprir com todos os trâmites legais para abertura e, posteriormente, realizou a limpeza da área do parque respeitando as delimitações de proteção ambiental.

Pensamos em cada detalhe para que os visitantes tenham a estrutura necessária para passar um dia agradável. Nossa intenção é devolver para comunidade um espaço muito admirado e que marcou a vida de muitos moradores. Na década de 80, esse local era uma pista de hipismo, que depois foi transformado em espaço de recreação, encontro das famílias, confraternizações e eventos. Queremos resgatar isso e tornar a área uma atração para nossa região”, comentou o prefeito Maciel Schneider.

A proposta foi elaborada pelas consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Silvia Nowalski Balduíno. Elas explicaram que a elaboração do projeto faz parte da solução denominada Promoção da Estrutura Turística do Programa Cidade Empreendedora, na qual através de consultorias são elaboradas estratégias com foco na estruturação de um equipamento ou atrativo turístico em Saudades. “Entre as ações estiveram o desenvolvimento master plane local que contemplou os diferentes usos para exploração turística do espaço e projeções em 3D. Entregamos para o município um material completo para embasar a revitalização do espaço e também investimentos futuros no setor do turismo”, comentou Karla.

Histórico

A comunidade espera o Hípica Park imponente e genuinamente acolhedor, fazendo jus à hospitalidade, que tão bem representa a nossa terra. Sabemos que existem atrativos nos municípios próximos, mas nossa ideia é oferecer algo diferenciado que incorpore esse resgate histórico, esse sentimento de pertencimento da comunidade e de memórias afetivas”, observou o secretário de Fazenda e Administração Márcio Otair Hart. Segundo ele, o Poder Público firmará parcerias público-privada para disponibilizar um ambiente agradável e atrativo tanto para os visitantes quando para os investidores.