Município de Saudades sofre novamente com fortes chuvas

As fortes chuvas que castigam todo o oeste catarinense devem continuar, pelo menos nesta sexta-feira, dia 27 de junho. As informações são da Defesa Civil.

Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil de Saudades, Pedro Heinzen, entre a terça e quarta-feira, foi registrado 43 mm de precipitação; já entre a quarta e quinta-feira, esse volume mais que dobrou, chegando a 93 mm, até às 07 horas da manhã da quinta-feira.

Em Saudades, foram registrados pontos de alagamento: durante todo o dia de hoje, a ponte próxima a Finestra ficou interditada, sob a água. Na noite de quarta e madrugada de quinta-feira, ocorreu alagamento no trecho da Avenida Brasil, na ponte sobre o rio Taipas. No Bairro Morada do Sol, na Avenida Beira Rio, apesar de não ser registrado alagamento, os moradores estão em prontidão.

Pedro relata ainda que o Rio Saudades está 3,70 metros acima do nível normal. Na SC-163, na Linha Taipas, há uma área com risco de desmoronamento na rodovia. Já no acesso à Linha Tigres, interior do município, foi registrado um desmoronamento na estrada vicinal.

“Não temos dados precisos sobre os prejuízos no município. Há alagamentos, sendo que algumas cabeceiras de pontes e também bueiros estão destruídos. Felizmente, os danos são apenas materiais, não tendo nenhuma vítima até o momento”, esclarece Heinzen.

A Defesa Civil alerta que as condições de chuva persistem, principalmente na sexta-feira, sendo que há previsão de chuva de 60 mm para o dia. No sábado e domingo, a condição deve melhorar, de forma gradual. “Pedimos que a população fique em alerta”, completa Pedro.