Assembleia do OP define prioridades para o próximo ano

Aconteceu na sexta-feira (13), a assembleia geral do Orçamento Participativo, no município de Saudades. O encontro foi realizado na câmara de vereadores do município, reunindo cerca de 80 delegados das comunidades do interior.

A assembleia teve por objetivo discutir e formalizar as propostas levantadas durante as reuniões realizadas anteriormente nas comunidades, para melhoria e aquisição de móveis e eletrodomésticos para as mesmas.

De acordo com o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), falar sobre OP é um desafio, visto que essa é uma proposta nova para o município. “As coisas são feitas de maneira correta quando se ouvem as bases. Os projetos têm que vir do povo, serem discutidos nas comunidades”, frisou.

O prefeito Daniel Kothe, por sua vez, explicou que o OP já vem sendo executado em outros municípios há muitos anos, onde existem projetos populares. “A ideia do Orçamento Participativo é dividir um pouco do desafio de fazer opções e definir prioridades. A nossa legislação, inclusive, menciona que é importante fazer esses debates e elencar prioridades”, argumentou.

Para 2014, a administração municipal estará repassando R$ 5 mil para cada comunidade, sendo que estas precisam dar uma contrapartida de pelo menos mil reais. Serão atendidas duas comunidades por mês, sendo que até o final do ano, todas as comunidades receberão os recursos do OP.

A ordem de repasse de recursos do OP ficou assim definida: no mês de janeiro, linhas Coxilha e Tigres; no mês de fevereiro, linhas Santo Antão e Solteiro; no mês de março, linhas Araçazinho e Araçá; no mês de abril, linhas Alto Solteiro e Fátima; no mês de maio, linhas Jaboticaba e Taipas; no mês de Junho, linhas São Luiz e Guabiroba; no mês de julho, Alto Maipú e Cruzeiro; no mês de agosto, linhas São Carlos e Aparecida; no mês de setembro, linhas Lageado Pedro e Jacutinga Alta; no mês de outubro, Santa Terezinha e Itapé; no mês de novembro, linhas Jacutinga Baixa e Santo Afonso; e no mês de dezembro, linhas Juvêncio e Santa Catarina.